quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Do verbo "professorar"

Para alguns dos meus leitores, talvez o sentimento de ser professor e estar à frente de uma turma seja algo ainda não experimentado. Para vocês, digo: não há coisa melhor para viver bem.

Falo disso sem me colocar à margem de um sentimento meio egocêntrico, de orientar um grupo, de ser observado por eles, ser imitado, de fazê-los rir. Eu me sinto bem fazendo o que faço, assim como acho que faço bem o que faço por que acredito fazê-los se sentirem bem (complexo... revejo depois o raciocínio).

Uma semana está se passando e os primeiros contatos com os alunos bastam para reavivar aquele gostoso impulso de montar aulas, de pesquisar sobre coisas que ainda sei muito pouco - quase todas! -, de chegar na escola e cumprimentar todos, mesmo sem ainda saber muito sobre eles, inclusive os nomes. Essa parte eu resolvo rápido, se tem alguma coisa que eu consigo resolver cedo é guardar os nomes de todos os alunos. Espero até o final do bimestre saber até o daqueles mais quietinhos...

É ainda mais gratificante recepcionar os alunos da quinta série, vindos de outras escolas. Melhor para eles, que com certeza encontrarão uma escola bem bacana, e para mim, que posso já quebrar um pouco da rotina repetitiva identificada na grande maioria dos diagnósticos já realizados: vôlei, queimada, futebol.... vôlei, queimada, futebol...

Um post por semana! Vou me beliscar para não esquecer. Abraços a todos!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vamos ao carnaval

Uma das mais fortes correntes que desprestigia o professor como profissão digna afirma que estes profissionais ficam dois meses por ano em casa e ainda assim reclamam do trabalho. Desmentindo, rebato que em julho foram 10 dias de recesso e após o encerramento do ano letivo, na data de 22 de dezembro, as férias (agora sim!) vão até dia 31 de janeiro. Depois disso, fica a cargo dos órgãos competentes nos convocar para dar início ao nosso digno magistério.

Já me considero pronto para seguir trabalhando como sempre e como nunca! Mas, peraí, o retorno no planejamento é só dia 11? Aulas só dia 18? Ahhh, o carnaval...

Não reclamo de festividades populares como o famoso carnaval. Faço muito gosto que aconteçam com maior frequência e envolvam maior número de pessoas a cada oportunidade, oferecendo a todos a chance de se envolverem com uma amostra das diversidades culturais que cohabitam nosso país. Só queria que meu desejo se realizasse: Carnaval em Janeiro.

Fico no maior gás pra começar fevereiro metendo o pé na porta. O mês de janeiro é uma recuperação extremamente bem vinda, mas passou disso, enche. Tento me ocupar e nada... Ainda mais em anos como estes em que mudei de local de trabalho, nem posso planejar muita coisa, fica tudo meio aberto.

Solicito aos nossos fazedores de calendários que avaliem essa sugestão com carinho. Tenho certeza que não mudará muita coisa e só vai melhorar o rendimento do ano para todos.

Em tempos de meio ócio, até meus posts não tem muito sentido prático. Afinal, o carnaval ainda não passou. Vou viajar, volto, começo a trabalhar e aí podem contar com algo mais construtivo.

Abraços a todos!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...