quarta-feira, 28 de julho de 2010

Falemos de ginástica

O retorno do recesso acontece em sala de aula nessa sexta-feira, porque na quinta não trabalho.

Volto ao ambiente escolar para continuar o trabalho junto às quintas séries e sextas séries A, B, C e D do La Fortezza (parênteses: por que usamos artigos masculinos para nos referirmos ÀS ESCOLAS? Mais uma da cultura escolar...). O terceiro bimestre tem uma característica bem interessante nesses primeiros anos do fundamental II: o estudo da ginástica em suas diferentes manifestações.

Alguns alunos acham bobeira, alguns acham chatice e uma minoria sente interesse. Espero causar algumas mudanças nesse comportamento, porque eu já fui assim também. Fui assim até estudar e compreender que a ginástica nada mais é do que uma forma de expressar pelo movimento aquilo que sentimos, queremos e podemos. Não há limites na ginástica: tudo é possível no espaço, no tempo, no ritmo, nos aparelhos, nos exercícios, no tema.

Tudo vira uma grande brincadeira. Aliás, queria que a aula sempre fosse encarada como uma brincadeira "séria", como todo jogo deve ser. Mas já começa errado quando eles não me levam a sério... Sigo aberto ao que vem por aí! Tomei minha injeção de motivação semestral com essa semaninhas de pausa.

As intenções dos trabalhos:
5ª série - aplicar os conceitos da Ginástica Artística relacionados às brincadeiras e construindo uma revista informativa com registros das aulas e pesquisas sobre a modalidade.

6ª série - rever os conceitos da Ginástica Artística, conhecer a estruturação e aparelhos da Ginástica Rítmica (bem como possíveis adaptação de material) e vivenciar diferentes possibilidades na Ginástica Geral. Valendo-se de todas as vivências realizadas, construir uma apresentação de GG em grupos.

Será que vai dar certo? Aceito sugestões e comentários, aliás, são sempre muito bem vindos. Abraços a todos!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Projeto Copa do Mundo La Fortezza 2010

Algumas imagens das atividades realizadas. Com a aplicação desta série de ações idealizada ainda no mês de maio, procuramos construir um grande quadro informativo a respeito da reunião do mundo da bola durante a Copa do Mundo, suas semelhanças e diferenças evidenciadas na presença dos países que cada sala representou.

A 5ªE na pesquisa e preparação dos seus trabalhos

Alguns trabalhos expostos
Decoração da 5ªD, representando a França

A 6ªD representando a Espanha com bandeira e mascote

5ªF na pose de time entrosado!

Primeiro jogo da Mini Copa do Mundo de Futsal Misto: Alemanha x México

domingo, 11 de julho de 2010

Pausa

Tá cheio de gente por aí que fala que professor é folgado e tem férias duas vezes por ano. Já dizia o velho "deitado": todo mundo vê as pingas que eu bebo, mas ninguém lembra dos tombos que eu levo. Só reforçando, não sou adepto de bebidas alcoólicas, mas me permiti uma licença porque o dito popular cai bem.

Esse recesso de meio de ano não chega a ser como as férias, pois dura quase sempre duas semanas, no máximo. E é recortado pelas reuniões de planejamento e convocações escolares, ou seja, quando os alunos voltam, já estamos por lá há quase uma semana.

Opa, alguém disse alguma coisa: MAS AINDA ASSIM É UMA FOLGA PROLONGADA DO TRABALHO!!

Certo, certo... E quando é que acham que eu planejo minhas atividades? Só é folga completa para o professor que trabalha de qualquer jeito, perco muito tempo desse recesso em pesquisas e elaboração de sequências didáticas mais próximas dos meus alunos. Afinal, depois de dois bimestres, agora sim é possível construir aulas que falem diretamente ao que se passa na cabeça deles.

A experiência do projeto serviu para mostrar o quanto ainda preciso evoluir na minha capacidade de organização e avaliação de resultados. Aliás, em breve, postarei algumas fotos das atividades de semana passada. Entro no recesso em dois dias, mas continuo trabalhando no CRASS. Hum, cadê o cara que falou da folga prolongada? Diria que é um breve refresco e nada mais. Em agosto, volta a pauleira. Abraços a todos!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Avaliando desse jeito

Semana para fechar notas e diários de classe. É o momento mais sacal da profissão professor, sem a menor dúvida. Fico pensando: por que não implementam um sistema informatizado de presenças dos alunos? Por que não permitem que apenas entreguemos planilhas eletrônicas com os conceitos de cada turma? Paciência, a escola é um ambiente preso a certas antiguidades...

Já é o terceiro ano passando por esses processos e tenho buscado melhorar sempre o método avaliativo que desenvolvi. Considero a disciplina Educação Física um espaço privilegiado em que oportunizamos aos alunos possibilidades de serem eles mesmos em diversas dimensões da vida. A avaliação do aluno não poderia deixar de lado este caráter diferenciado.

Como o sistema permite conceitos de 0 a 10, distribuí os 10 pontos entre quatro critérios: PARTICIPAÇÃO, ATIVIDADES, OBJETIVOS GERAIS e OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Participação (4 pontos): O interesse e envolvimento do aluno durante a atividade, considerando o caráter motor da maioria das aulas e a relação positiva do aluno com a necessidade humana de se movimentar.

Atividades (2 pontos): O estudo que busca transcender a discussão dos temas realizada durante a aula e traz dados da realidade vivida pelo aluno relacionados às experiências vivenciadas em aula. Constitui-se da realização de entrevistas, pesquisas de campo, composições de trabalho e outras atividades.

Objetivos Gerais (2 pontos): Marcador da conduta humana do aluno durante as aulas, considera sua relação com o colega, com o material utilizado, com a atividade, com a aula, com o professor e com todas as varáveis que envolvem o processo de estudo do movimento proposto em cada dia.

Objetivos Específicos (2 pontos): Este último critério tem como finalidade atender a uma necessidade objetiva de alcançar determinado nível de conhecimento e experiência nos assuntos tratados em aula. A pontuação corresponde à (evolução da) compreensão dos temas bimestrais pelo aluno, avaliada por diferentes métodos ao longo do tempo.

Ainda não cheguei a algo final, pois existem falhas e momentos em que acabo deixando a correria prejudicar a relação do ser humano com o movimento visto e realizado. Mesmo assim, esse método tem sido justo com a maioria das turmas e alunos e espero continuar melhorando-o com o passar dos anos. Neste primeiro semestre, optei por não aplicar as questões discursivas sobre os conteúdos e verifiquei que ficou meio vaga a orientação do último critério, baseado apenas as provas diagnósticas aplicadas nos bimestres (sujeitas a erros de gabarito, erros de digitação, ausência do aluno etc.). Vou voltar a utilizá-las e comparar os resultados.

Aberto a sugestões. Grande abraço a todos!
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