sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação! I


Saudações a todos!

Inicio 2013 com uma nova bateria de postagens temáticas a respeito de um tema mais contemporâneo nas aulas de Educação Física Escolar. Possivelmente, você, leitor, deve ter passado longos anos nas aulas de Educação Física sem qualquer tipo de referência a atividades de ritmo. Até o final da década de 1980, o esporte era prioridade na imensa maioria dos programas da disciplina, até surgirem novas ideias, novas formas, novos tempos... Mas isso é assunto recorrente e demanda um tempo considerável para ser discutido, sigamos falando do assunto em pauta.

Trataremos aqui de tudo o que envolve o ritmo em nosso território! Não só ritmos musicais e danças tradicionais, mas também festas e folguedos populares, comemorações folclóricas e manifestações contemporâneas que viram a cabeça da molecada aqui no Brasil.


Conhece todas as que estão representadas na fotografia?
Créditos: http://abambae.blogspot.com.br/

Por englobar essa infinidade de atividades, concordo com a adoção do título "manifestações rítmicas" pelo currículo oficial das escolas estaduais de São Paulo. Só simplifico a questão da palavra "rítmicas" por "de ritmo", para que eles se acostumem com o termo de forma mais natural se comparada à imposição de um vocábulo complicado e distante do cotidiano.

A cara desse estudo considera as influências recebidas pelos povos que chegaram ao Brasil em seu processo histórico, os povos que já moravam aqui, os povos que moram por perto e a atual circulação da informação pelo mundo que continua modificando e criando novas maneiras de se manifestar através do ritmo. Informar para dissipar preconceito é fundamental, mas também cabe ao professor entender que os alunos tem muito a dizer sobre dançar e sobre ritmo, principalmente os contemporâneos.

Antes disso, eu queria ter escrito mais sobre os trabalhos iniciais com ritmo, mas vou deixar para o final do ano, para ficar em paralelo com as aulas dos sextos anos, me cobrem! Por enquanto, ficamos por aqui. Na próxima semana, trago as sugestões de atividade iniciais.

Obrigado por continuarem visitando o blog, espero trazer mais novidades em 2013. Abraços a todos e até a próxima!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Retrospectiva 2012 - parte atrasada


Sejam todos bem-vindos a 2013!

Estive ausente nesse final de ano, vou me entregar: tive preguiça de retornar a escrever entre esses meses. A rotina foi tão corrida em 2012, senti tanta tranquilidade com a não necessidade de correr para lá e para cá por causa do trabalho, acabei me acomodando...


Mas aqui estamos de volta para continuar a formular novas ideias, oferecer novas possibilidades e, principalmente, falar de Educação Física na escola!

O que ficou para falar de 2012? Eu diria que foi um ano de maturidade profissional nas frente em que atuo. Encontrei meios de otimizar o trabalho sem perder qualidade e pude observar resultados interessantes ao longo das aulas.

Na escola: novamente na jornada reduzida, assumi cinco turmas de sexto ano, recém-chegadas à escola. Consegui desenvolver todo o currículo proposto de forma razoável, embora tenha dado maior foco ao tema de minha especialização no terceiro bimestre, relegando conteúdos importantes como Ginástica a um papel secundário. Mesmo assim, nada deixou de ser realizado. O espaço das aulas dos sextos anos foi aquilo que eu planejei e também deixou a desejar, os momentos alternaram bastante, resultado do estranhamento inicial dos alunos na nova rotina e ocasionais "ousadias" pedagógicas.

O grande momento foi a seleção do trabalho realizado dentro do curso Aula Interativa, no qual desenvolvi um outro blog para que os alunos acompanhassem registros das aulas e respondessem atividades através das ferramentas do projeto. Infelizmente não fomos premiados, mas neste ano vamos participar novamente.

No SESC: Na unidade em que trabalho, a estrutura organizacional não permite grandes mudanças de escala. Na discussão de atribuição das aulas, continuei com a maioria das turmas, com destaque para a turma de Esportes para Idosos, meu xodó particular, e troquei alguns horários, ficando com aulas de Condicionamento do Corpo. Tive meu primeiro período de férias regular (no mês de julho) e concluí o curso Reeducação do Movimento. Ao final de 2012, algumas mudanças aconteceram: deixei as turmas de vôlei adulto, após dois anos, com a satisfação de dever cumprido, mesmo com a pouca experiência nesta modalidade; fiquei com a turma de futsal jovem (13 a 15 anos) às quartas e sextas-feiras, um grupo com o qual esperava trabalhar.

Na vida: entrei em 2012 na expectativa de finalmente ter a oportunidade de transferência de meu cargo no SESC, conseguindo assim conciliar a distância para meu trabalho na escola. Infelizmente, por motivos que estão além de minha intervenção, me foi negada essa chance. Estou entrando em um novo ano para a definição de meu futuro. Não sei como será até o final de 2013, pois não pretendo mais continuar nessa rotina desgastante por muito tempo.

Conto com a presença dos leitores para acompanhar novamente as postagens semanais (normalmente às sextas-feiras), andei considerando investir uma parcela maior de meu tempo ao blog, adicionando mais um dia na semana com novidades no blog, mas depende do retorno que eu consegui alcançar.

Desejo a todos um ótimo 2013, sucesso e realizações profissionais e pessoais na vida de vocês! Continuem vendo de perto a LUDocência acontecer aqui. Abraços a todos e até a próxima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...