sexta-feira, 22 de março de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação IV

Continuamos a falar de manifestações de ritmo genuinamente brasileiras. Depois de trazer algumas ideias sobre forró e frevo, hoje teremos uma ideia a respeito da chula (RS), catira (SP) e carimbó (PA).

As lanças usadas na chula
Fonte: http://gramadomagazine.com.br/revista/revista1.php?c=75

Chula - dança tipicamente gaúcha, praticada por homens (desde muito tempo, embora os tempos sejam outros) e caracterizada por sapateios, saltos e giros executados ao longo de uma lança colocada no chão e acompanhados pelo toque do acordeão. O surgimento desta manifestação vem da competição entre os homens, desafios de habilidade, agilidade e força que deveriam ser repetidos pelos adversários. A sugestão é deixar a criatividade acontecer ao redor de cabos de vassoura ou o que estiver a mão...


Catira - guarda algumas semelhanças com a chula, talvez pelas mesmas influências europeias: sapateados e saltos de bastante agilidade executados por homens (novamente, novos tempos, ilustrados no vídeo). As diferenças residem no fato de incluir as palmas entre os movimentos coreográficos, acontecer em grupos normalmente dispostos em colunas e no acompanhamento musical protagonizado pela viola. Ocorre em São Paulo, Minas Gerais e também na região Centro-Oeste.


Carimbó - originária do Pará e com traços das culturas indígena e africana, é visualmente marcada pelas saias rodadas das mulheres que fazem movimentos amplos enquanto as dançarinas executam giros.

Dançando Carimbó - Thaís Ibañez
Fonte: http://quadrosthaisibanez.blogspot.com.br/2011/11/dancando-carimbo.html

Homens e mulheres participam dessa manifestação marcada pela percussão forte dos tambores e atualmente influenciada também pelo toque da guitarra e instrumentos de sopro.


Vale reforçar que a apresentação das manifestações de ritmo precisa guardar relações estreitas com a informação a respeito de suas origens, região em que ocorre, vestuário, participação e instrumentos musicais que acompanham. A prática pode ser acompanhada dessas informações e pode estimular uma pesquisa mais específica. Fica a critério do docente definir a que ponto vai conduzir o trabalho, só não devemos deixar de enriquecer as experiências e ampliar os horizontes relacionados ao ritmo, uma vez que a principal influência atualmente fica a cargo da mídia e ela não faz muito esforço para valorizar aquilo que temos de nosso.

Reservo mais uma postagem para trabalhar manifestações de ritmo mais contemporâneas como o axé music e o funk carioca, para então encaminhar uma proposta de avaliação. Continue acompanhando a série. Obrigado pelas visitas, abraços a todos e até a próxima!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação III

Saudações, leitor! As conversas sobre manifestações de ritmo brasileiros continuam, hoje teremos um pouco mais de prática. Antes, algumas considerações sobre a postagem anterior.

Num universo rico em opções como é a cultura rítmica brasileira, dificilmente tudo pode ser abordado durante as aulas de Educação Física. Assim, precisei optar por manifestações mais significativas no espaço e momento em que atuo. Poderia acrescentar diversas outras danças, outros ritmos e outros folguedos relevantes como maracatu, siriri e xaxado, sem qualquer prejuízo. No entanto, pensando na sequência didática adaptada ao número de aulas disponível/definido, optei por trabalhar deste modo. Considere sempre aquilo que cabe mais em sua realidade...

Agora, aquilo que realmente interessa! O importante aqui é reforçar que dançar nada mais é que movimentar-se no ritmo da música. Incluindo certos passos característicos, tudo se torna uma experiência agradável e informativa. Nada é mais valioso que o conhecimento aliado ao saber fazer.

Aula 3 e 4 - Prática de ritmos brasileiros

No básico, a marcação do ritmo com passos (um passo para a direita, volta ao centro, um passo à esquerda, volta ao centro, repete!). Daí, acrescentamos um passo para cada lado, movimentações para frente e para trás, giros no tempo da música. A gestualidade pode ser liberada com braços para acompanhar! Vou listar algumas opções de passos característicos no forró e no frevo, ilustrados por vídeos. na próxima postagem eu continuo com outro ritmos.

Luís Gonzaga, grande músico e promotor da cultura rítmica nordestina
Fonte: http://viniciosroddrigues.blogspot.com.br/2012/08/caricatura-luiz-gonzaga.html

Forró: individualmente ou aos pares, executar o dois pra lá-dois pra cá (direita-esquerda, frente-trás).


Algumas variações podem ser incluídas!



O frevo tem ocorrência no estado de Pernambuco, olha os guarda-chuvas e roupas coloridas!
Fonte: http://misturao.blogspot.com.br/2013/02/recife-e-olinda.html

Frevo: ritmo mais acelerado, o básico fica mais perto de saltos dentro da marcação. Aí existem alguns passos que deixam o desafio mais interessante!


Voltamos neste tema na próxima semana com mais alguns passos selecionados para que os alunos experimentem. Abraços a todos e até a próxima!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação II

Ando relapso, não me adaptei a escrever e acabo acumulando obrigações para as manhãs de sexta-feira, tradicionalmente usadas para postar novidades aqui.

Antes tarde do que nunca.

Insisto que antes de buscar um estudo mais específico, é necessário que os alunos tenham dialogado com o tema Ritmo previamente. Movimentar-se na cadência da música, utilizar diversos formas de expressar o que se ouve e produzir sons ritmados são dinâmicas enriquecedoras e tem muito a contribuir para um melhor aproveitamento das discussões e atividades aqui relatadas.

MANIFESTAÇÕES DE RITMO NACIONAIS

Aula 1 - Daqui ou de fora?

Uma conversa inicial sobre ritmo e dança cabe bem no início do estudo. Pode ser que alguns tenham tudo na ponta da língua, outros não foram tão longe e alguns ficaram pelo meio do caminho. Assim, recorde estudos anteriores, atividades realizadas e construa uma linha de raciocínio que inclua o novo assunto. Quando atribuem significado ao que se faz em aula e encontram desdobramentos, os alunos se envolvem mais.

Peça exemplos de ritmos conhecidos por eles, ritmos que gostam, ritmos que os pais gostam, ritmos que tocam nas rádios, danças que eles já viram ou ouviram falar... Esses exemplos são reveladores do ponto de partida!

Logo estarão preparados para entender que dança e música estão presentes na humanidade desde os primórdios da civilização, ligados à festa, comemoração e expressão de sentimentos. Cada região do mundo possui ritmos, danças e músicas caracterizadas pelo povo que a cultiva, pelo ponto geográfico em que ocorre pelas influências sofridas ao longo do tempo, principalmente em países colonizados, como é o caso do Brasil.

Apresente as influências de ritmo que incidiram em nosso país desde os primeiros habitantes, os índios, passando pelos colonizadores europeus (mais tarde, representados pelos imigrantes), os africanos escravizados e a proximidade com outros povos da América Latina. Discuta também a respeito de cada região do país e as músicas e festas que apresenta: que relações a ocupação desses povos tão diferentes guarda com os ritmos ainda hoje conhecidos?

Aula 2 - Audição e Identificação

Prepare um CD ou sequência de músicas usadas em manifestações de ritmo nacionais. Dois exemplos de cada ritmo/música são suficientes e essa coletânea ainda pode ser usada para a prática orientada das próximas aulas. Sugestão de organização:

2 faixas de forró (universitário e tradicional)
2 faixas de samba (1 de pagode pode servir para discutir a modernização)
2 faixas de axé music (atenção às letras, sempre ouça antes!)
2 faixas de sertanejo (universitário e tradicional)
2 faixas de funk ("das antigas" e outro mais atual)
2 faixas de frevo
1 faixa de carimbó
1 faixa de chula

Chula, típica do Rio Grande do Sul. Fonte: http://bobeoudancou.wordpress.com/2012/05/05

1 faixa de quadrilha junina
1 faixa de catira/cateretê
1 faixa de folia-de-reis
1 faixa de bumba-meu-boi

Não vou discorrer a respeito de cada manifestação, há muita informação disponível na internet, basta procurar! Costumo apresentá-los através de um jogo no qual desenho o mapa do Brasil na lousa e pergunto aos alunos a qual região pertence cada música ouvida, pontuando os grupos pelos acertos geográficos e oferecendo um bônus se acertarem também o nome da manifestação. Em caso de erro, a chance do palpite é do próximo grupo.

Se possível, utilize um projetor ou monitor para mostrar imagens de cada manifestação, visto que algumas não são tão difundidas na mídia e para oferecer mais informações sobre instrumentos musicais presentes, vestuário, participação dos gêneros, dentre outras coisas.
Difícil ouvir alguns ritmos e continuar parado... Fonte: http://timjcoyle.wix.com/art

Se estiver num ambiente bacana, vale deixar que os alunos comecem a dançar como quiserem... Sempre tenho trabalho com isso na audição e poucos participam na prática, ainda estou buscando alternativas. Na próxima aula, um pouco dos movimentos para que eles conheçam e também possam criar sua própria forma de se manifestar através do ritmo.

Obrigado pelas assinaturas no feed, aposto que já estão recebendo tudo no e-mail. Continuem visitando e apoiando o blog! Abraços a todos, boa semana e até a próxima.
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