Classes de Ciclo I, além duas turmas de ACD (Atividade Curricular Desportiva), categoria Infantil (15, 16 e 17 anos), tênis de mesa e futsal.
As distinções que posso contar foram ->
Público: No Celeste, crianças carentes, marginalizadas, com dificuldade em assumir postura de produção de conhecimento e respeito aos demais. No Pacheco, crianças em melhor situação sócio-econômica, mas ainda assim desrespeitosas, ignorantes quanto à necessidade de cumprir uma ou outra determinação que auxilie em qualquer processo.
Condições de Trabalho: No Celeste, éramos 5 professores de Ed. Física, até 3 no mesmo horário de aulas, escola funcionando em 4 períodos, intervalos no meio das aulas, desparecimento de materiais ao longo do ano, descaso por parte de alguns colegas com relação à manutenção e conservação do mesmo material. Ausência da direção e coordenação no auxílio a questões disciplinares e organizacionais que contribuíssem para o bom andamento do ambiente escolar. Negativo para a distância, quase 2h no percurso de ônibus!!!! No Pacheco, dois professores apenas, em horários distintos, boa quantidade e diversidade de materiais, ponto negativo para a quadra descoberta e um meio mais interessante que escaldar embaixo do sol das 10h da manhã, com barrancos, rampas e escadas (habilmente utilizadas por mim mais tarde em algumas atividades... sinais da evolução didática!!), ponto positivo para a proximidade de 15 minutos de casa!
Planejamento: No Celeste, cumprido integralmente, contemplando aspectos da cultura do movimento e alguns temas paralelos (Jogos Olímpicos). Nota para a falta de tempo hábil apenas para a realização de alguns dos registros bimestrais dos alunos. No Pacheco, dificuldades em seguir o planejamento inicial, exigiu que algumas atividades fossem substituídas, muitas vezes sem o resultado esperado. Melhora a partir do 3° bimestre, na aplicação das atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos, mas o último não teve nenhuma seqüência lógica relacionada ao planejamento.
Comentários gerais: Estou feliz porque não esperava acertar em tudo, foi o que aconteceu. Em diversas oportunidades, me vi perdido com relação a como solucionar algumas dificuldades. O fato é que nenhuma delas foi o bastante para que eu arrefecesse e deixasse para lá. Briguei pelas minhas idéias, me frustrei com a inércia de alguns setores escolares, me surpreendi com a vontade de aprender dos alunos e atendi grande parte das minhas expectativas: caramba, eu ministrei aulas por um ano a quase 500 alunos!!!!! E, mais do que isso, eu gostei do que fiz e fui fiel ao que acredito: uma Educação Fìsica em transformação, nada inovador, mas também nada do mesmo! Uma Educação Física baseada no simples propósito de que o jogo pode estar presente em qualquer esfera do entendimento do ser humano.
Um 2009 diferente para este Ludocente. Nova escola, novos alunos, novas aventuras... Tudo isto com mais experiência, mais vontade, mais idade e mais curiosidade, aquela da qual Paulo Freire gostava de falar, uma curiosidade que não seja de todo inocente, mas tenha foco, o foco que todo educador precisa para sua missão diária.
E, no mais, que vida, eu vou poder ir trabalhar de bicicleta!!! Em breve, um post sobre a nova escola na qual ministrarei minha Ludocência. Abraços a todos e bem vindos de volta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!