Penúltimo dia do ano e posso me permitir um momento nostálgico. Volto ao começo do ano e venho evoluindo até o último dia de aulas deste 2009 cheio de realizações e conquistas.
É bom dar uma lida naquele post cheio de expectativas de quando iniciei meu trabalho na escola... Dá pra ver que caí na real das séries finais do Fundamental e aprendi na marra que para fazer um trabalho legal, é preciso cativá-los.
Duas escolas para este ano: EE Profª Maria de Lourdes Luize Leite do Canto e EE Profª Maria Antonietta Garnero La Fortezza. A primeira foi minha sede e para onde me removi, a segunda foi escolhida para completar a jornada e de onde vem muita história pela frente (Aguardem!).
Turmas de Ciclo I e Ciclo II, de 2ª a 8ª séries.
Público: mantive meu trabalho com as séries iniciais e tive resultados mais significativos com crianças de certa maneira em melhores condições sociais-culturais-financeiras-afetivas. Depois, abordarei mais sobre as diferenças do trabalho. Nas séries finais, um novo público para mim: adolescentes (muito precoces), crescendo na velocidade que o mundo pede e não na sua própria capacidade de desenvolvimento, pulando etapas e encontrando-se sem vínculos com qualquer instituição externa a eles. Ao mesmo tempo, eram carentes de experiências de movimento e ansiosos por reinventar aquilo que reforçam em seus comportamentos, mesmo que não percebessem. Vale destacar que encontrei uma turma mais madura e mais receptiva nas aulas no La Fortezza!
Condições de trabalho:
Eu tinha todo um acervo de materiais sob meu comando no Maria de Lourdes: bolas de diversas cores e tamanhos, raquetes, cordas, bambolês, medicine balls, jogos, redes, coletes, alguns cones (minha única reclamação! Pouquíssimos cones... As garrafas PET salvaram minhas aulas!), além de quase sempre receber o que solicitava de materiais de papelaria (cartolina, fitas adesivas, barbantes, colas, tesouras, palitos, bexigas...). Não posso dizer que no La Fortezza fosse pior, eu só tinha um acesso reduzido aos materiais porque não tinha a chave do depósito E a chave da escola sumia de quando em quando.
Porém, a diferença fundamental entre essas escolas era o espaço: o La Fortezza tem uma quadra poliesportiva coberta, uma quadra de areia para vôlei e outro tanque de areia usado para futebol, além de um amplo pátio descoberto e outros espaços como gramados e um quiosque. O Maria de Lourdes, em sua simplicidade de escola pequena, não tinha espaço para nada. Nosso espaço foi emprestado pela prefeitura, no centro esportivo da quadra de baixo.
O espaço era descoberto e sem estrutura, sem falar na dificuldade de transitar com os alunos pela rua, ou seja, tentava driblar essa dificuldade por causa do calor e das intempéries climáticas. Criei alguns atritos ao utilizar o aparelho de som e trabalhar no pequeno pátio coberto, tive dificuldades na necessidade das professoras de sala das séries iniciais acompanharem minhas aulas e também recebi protestos durante todo o ano nas ocasiões em que era impossível sair da sala (principalmente do Ciclo II, reflexos da maturidade mal desenvolvida em que eles se achavam no direito de reinvidicar sem avaliar as contrariedades existentes).
Planejamento: Com o trabalho nas turmas de Ciclo II, procurei acompanhar a sistematização da Proposta Curricular vigente nas escolas estaduais de SP. Digo "procurei" porque não rezei a missa conforme a bíblia, encontrei brechas em que pudesse buscar mais participação e construção junto aos alunos, obtive bons resultados. Adaptei alguns conteúdos, transitei entre os bimestres sem prejuízo e, mesmo alguns problemas espaciais (impossibilidade de jogos completos de vôlei e ausência de cestas de basquete), trouxemos soluções que viabilizaram e muito todas as atividades pensadas. Destaco também a realização do Interclasses ML 2009 e o Festival "November Festival 2009", organizados por mim e pelas turmas de oitava série.
No Ciclo I, reformatei as ideias do ano passado em novas temáticas, organizando os conteúdos nos anos iniciais e desembocando em uma quarta série apta aos trabalhos e exigências previstas para o ano seguinte. A dificuldade ficou com os pequenos da 2ªA, uma agressividade latente e agitação constante prejudicaram muito os trabalhos... Estou entendendo que não é meu perfil este campo, apesar de gostar do empenho com que eles se colocam nas aulas, é difícil para mim realizar o que almejo.
Comentários finais: A cara da LUDocência apareceu mais... Com melhores e mais ferramentas vivas (os alunos), pude alcançar níveis superiores aos do ano passado. Me decepcionei bastante, como todos puderam acompanhar em alguns dos meus posts de 2009. Mas cada aula foi me mostrando o que dá certo, o que é burrice, até onde posso deixar o professor de lado e me mostrar mais gente em sala de aula e não posso dizer que me frustrei totalmente e o tempo todo. Tive tantas realizações, fiquei tão feliz em alguns momentos! O grande projeto foi a elaboração do pôster que apresentei no III Congresso de Ciência do Desporto (FEF - UNICAMP). Muitos outros virão... Deixo o Maria de Lourdes com a sensação de ter sido o melhor professor Guilherme de A. C. Freitas, Educação Física, possível. Só me resta encarar mais desafios, de novo de mudança.
Desculpem o longo post que diz mais para mim do que para os outros... Espero que não se cansem dessa retórica enroladora. Abraços a todos e feliz 2010!
Tenho certeza de que se mostrará ainda mais competente nesta nova etapa. Uma pena que tenha que "recomeçar", mas acho que será uma boa experiência. Parabéns pelo trabalho até agora. Orgulho-me demais de você!
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