segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cadastrando na base de dados:

BlogBlogs.Com.Br

EE Profª Maria de Lourdes Luize Leite do Canto

Como é bom ter novidades de verdade ao início do ano. Eu nunca esperaria que minha remoção fosse dar certo logo no primeiro ano de magistério. Confortável com a situação no Celeste (mesmo correndo aquele risco de ter de sair para outras escolas novamente), eu apenas indiquei escolas centrais e próximas de casa, com fácil acesso. Só pra fugir um pouco da distância gigantesca percorrida de ônibus todos os dias.

19 indicações e justamente aquela que eu soube por último que ficava nas proximidades de casa, minha quarta opção, foi aceita! Saí do Celeste Palandi, diretoria de ensino Campinas Oeste, e cheguei na EE Profª Maria de Lourdes L. Leite do Canto, Hortolândia, diretoria de ensino Sumaré.

E como é? É ótimo!!! A escola é pequena, organizada, simples, tranquila (nãããão, é um sacrilégio escrever sem tremas), a 5 minutos de carro vindo de casa e há somente um professor de Educação Física, o qual, felizmente, sou eu! Como nem tudo é perfeito como casinha de João-de-barro (graças a Deus, ainda tem hífen...), a escola não tem quadra, mero acaso, só porque ela é realmente pequena como eu contei. Não pense que minto sobre o tamanho, confira no Google Maps:



Exibir mapa ampliado

E comparando com o Celeste:

Exibir mapa ampliado

Dá pra ver que 75% dos meus problemas ficaram por lá, como eu escrevi uns dias atrás.

Mais vantagens: um corpo docente fixo (em sua maioria), competentes, conhecedores da realidade dos alunos, materiais esportivos conservados e em bom número (aleluia!! Um milagre aconteceu, e eu vou poder tomar conta de tudo), menos alunos por sala. Logo espero ter mais vantagens para contar aqui.

A primeira impressão fica, e é muito boa. Hoje foi o primeiro dia de aulas e continuo pensando que aqui é o lugar em que poderei desenvolver meu trabalho! Meu, eu estou indo trabalhar de bicicleta, é o suficiente para mim! 4h de ônibus por dia, nem pensar...

Abraços a todos!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O que falar de 2008

Duas escolas para o primeiro ano de ludocente: EE Profª Celeste Palandi de Mello e EE Antonio Carlos Pacheco e Silva.

Classes de Ciclo I, além duas turmas de ACD (Atividade Curricular Desportiva), categoria Infantil (15, 16 e 17 anos), tênis de mesa e futsal.

As distinções que posso contar foram ->

Público: No Celeste, crianças carentes, marginalizadas, com dificuldade em assumir postura de produção de conhecimento e respeito aos demais. No Pacheco, crianças em melhor situação sócio-econômica, mas ainda assim desrespeitosas, ignorantes quanto à necessidade de cumprir uma ou outra determinação que auxilie em qualquer processo.

Condições de Trabalho: No Celeste, éramos 5 professores de Ed. Física, até 3 no mesmo horário de aulas, escola funcionando em 4 períodos, intervalos no meio das aulas, desparecimento de materiais ao longo do ano, descaso por parte de alguns colegas com relação à manutenção e conservação do mesmo material. Ausência da direção e coordenação no auxílio a questões disciplinares e organizacionais que contribuíssem para o bom andamento do ambiente escolar. Negativo para a distância, quase 2h no percurso de ônibus!!!! No Pacheco, dois professores apenas, em horários distintos, boa quantidade e diversidade de materiais, ponto negativo para a quadra descoberta e um meio mais interessante que escaldar embaixo do sol das 10h da manhã, com barrancos, rampas e escadas (habilmente utilizadas por mim mais tarde em algumas atividades... sinais da evolução didática!!), ponto positivo para a proximidade de 15 minutos de casa!

Planejamento: No Celeste, cumprido integralmente, contemplando aspectos da cultura do movimento e alguns temas paralelos (Jogos Olímpicos). Nota para a falta de tempo hábil apenas para a realização de alguns dos registros bimestrais dos alunos. No Pacheco, dificuldades em seguir o planejamento inicial, exigiu que algumas atividades fossem substituídas, muitas vezes sem o resultado esperado. Melhora a partir do 3° bimestre, na aplicação das atividades relacionadas aos Jogos Olímpicos, mas o último não teve nenhuma seqüência lógica relacionada ao planejamento.

Comentários gerais: Estou feliz porque não esperava acertar em tudo, foi o que aconteceu. Em diversas oportunidades, me vi perdido com relação a como solucionar algumas dificuldades. O fato é que nenhuma delas foi o bastante para que eu arrefecesse e deixasse para lá. Briguei pelas minhas idéias, me frustrei com a inércia de alguns setores escolares, me surpreendi com a vontade de aprender dos alunos e atendi grande parte das minhas expectativas: caramba, eu ministrei aulas por um ano a quase 500 alunos!!!!! E, mais do que isso, eu gostei do que fiz e fui fiel ao que acredito: uma Educação Fìsica em transformação, nada inovador, mas também nada do mesmo! Uma Educação Física baseada no simples propósito de que o jogo pode estar presente em qualquer esfera do entendimento do ser humano.

Um 2009 diferente para este Ludocente. Nova escola, novos alunos, novas aventuras... Tudo isto com mais experiência, mais vontade, mais idade e mais curiosidade, aquela da qual Paulo Freire gostava de falar, uma curiosidade que não seja de todo inocente, mas tenha foco, o foco que todo educador precisa para sua missão diária.

E, no mais, que vida, eu vou poder ir trabalhar de bicicleta!!! Em breve, um post sobre a nova escola na qual ministrarei minha Ludocência. Abraços a todos e bem vindos de volta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...