sexta-feira, 24 de maio de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação VI

Chegamos ao fim dessa série de postagens sobre manifestações de ritmos nacionais! Para o texto de hoje, trago uma sugestão de avaliação do processo.

Atividade Avaliativa 1

Divida os alunos em grupos (no mínimo 4 integrantes, no máximo 8). Realize um pequeno sorteio das manifestações de ritmos nacionais estudadas entre os grupos. Cada grupo deverá realizar uma breve pesquisa para apresentar ao restante da turma as informações básicas a respeito da respectiva manifestação, bem como elaborar uma coreografia simples, incluindo movimentos caraterísticos e, se possível, figurino. Definir um tempo para cada apresentação, deixando claro que deve ser algo bem prático, que os outros alunos também possam acompanhar.

Fonte: http://portais.seed.se.gov.br/sistemas/portal/noticias_fotos/n5598_1.jpg

Atividade Avaliativa 2

Uma pequena "provinha" com questões relacionadas aos conteúdos desenvolvidos. Fuja das perguntas diretas, optando por elas, sempre exija justificativas para as respostas. Vou deixar uma sugestão de 4 questões!

1 - Cada região do Brasil apresenta manifestações de ritmos diferentes das outras. Explique como surgiram e por que são diferentes entre as regiões.

2 - Associe as  manifestações de ritmos da primeira coluna aos termos dispostos na segunda:

CHULA RITMO ELETRÔNICO
FREVO VIOLA CAIPIRA
FORRÓ LANÇA
FUNK SANFONA
CATIRA SOMBRINHA COLORIDA


3 - Escolha uma manifestação de ritmo da região NORDESTE, conte sua origem, características da dança e instrumentos musicais utilizados.

4 - "As manifestações de ritmos nacionais surgiram há muito tempo atrás e hoje já não aparecem novas danças ou ritmos no Brasil". Você concorda com essa afirmação? Existem danças e ritmos que surgem de outras manifestações de ritmos já existentes? Dê exemplos.

5 - Escolha uma manifestação de ritmo nacional e conte sobre a experiência de conhecê-la e experimentar alguns movimentos, que sensações e significados você encontrou ao dançar este ritmo?


Diria que essa série foi das mais difíceis de escrever. Seja pela falta de proximidade com o tema, confesso, seja pela amplitude de possibilidades existentes no tema... Me esforcei bastante e busquei elaborar um conteúdo de qualidade, espero que tenha sido de bom tamanho. Se alguém quiser saber mais a respeito ou tiver sugestões, dúvidas e reclamações, só deixar aqui um comentário, mandar e-mails, sinais de fumaça. Sabem onde me encontrar =D

Abraços a todos e até a próxima!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação V

Boas! Passei por uma séria crise de criatividade nesse período sem postagens... Me faltava ímpeto e motivação, não encontrava mais o que escrever e pensei em alguma novidade que me trouxesse maior compromisso com este blog. Assim, novidades estão por vir!

Em tempo, vou dar continuidade à série sobre manifestações de ritmo.

Vamos discutir um pouco a respeito de ritmos e danças mais contemporâneos: axé music e funk. O principal motivo para serem trazidos é mostrar a evolução dos ritmos ao se misturarem e ressurgirem como novas manifestações para cantar, ouvir e dançar.

Axé Music

Surgida pelos idos de 1980, nas ruas de Salvador, misturou alguns ritmos já existentes como frevo, forró e as guitarras elétricas em uma batida contagiante e dançante que encontrou nos trios elétricos o veículo perfeito para arrastar multidões "pulando que nem pipoca".

Letras românticas, animadas, coreografadas, todas fazem muito sucesso e os intérpretes são aclamados como ídolos, gerando muita disputa pelos abadás usados nos blocos do carnaval e das micaretas (carnaval fora de época). Vale apenas um cuidado com algumas vertentes muito sensuais, o debate a respeito deve ser bem pensado, sugiro ficar apenas com as bem humoradas e leves! Deixo uma sugestão que permite até mesmo a criação de coreografias simples...

Tchakabum - Tesouro do Pirata (Olha a Onda!)
Festival de dança, Colégio São Domingos. 2010. Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KwHUthF6Tqk


Funk

O funk conhecido aqui no Brasil difere bastante do funk original, nascido nos EUA e mais próximo dos ritmos R&B, soul e jazz. O funk é caracterizado por uma batida rítmica dançante e contagiante, o principal representante do funk "original" foi James Brown.

Para diferenciar desse funk americano, o nome adotado é "funk carioca". Esta manifestação originou-se do ritmo conhecido como "Miami Bass", com batidas eletrônicas e músicas erotizadas, combinado ao "free style", das rimas em frases curtas com duplo sentido, normalmente de conotação sensual, aproximando-se também do "Rap" pela linguagem próxima ao cotidiano das favelas e comunidades pobres onde os bailes aconteciam.

A popularização dos bailes funk, nos quais os ritmos tocados eram o soul e black music, entre os anos 1970 e 1980 chegou aos anos 1990 com alguns artistas funkeiros se apresentando em programas de grande audiência na televisão. Latino, Cidinho e Doca, MC Maluco trouxeram a primeira onda, quando a chegada dos anos 2000 foi conduzida por Bonde do Tigrão, MC Serginho, MC Tati Quebra Barraco, intensificando o alcance do funk como ritmo popular e de coreografias sensuais.

Atualmente, o funk carioca foi declarado "movimento cultural e musical de caráter popular do Rio de Janeiro" e deve ser considerado como manifestação de ritmo relevante junto ao público jovem. Recentemente o ritmo adquiriu  uma vertente batizada de "funk ostentação", cujas letras tratam de carros luxuosos, baladas caras, consumo de bebidas da moda e relacionamentos e originam-se principalmente do estado de São Paulo.

O histórico aqui apresentado é importante para contextualizar a respeito das transformações e combinações que contribuem para o surgimento das manifestações rítmicas, devem ser discutidas com os alunos, assim como problematizadas as letras e coreografias sensuais: Faço porque é o movimento que entendo ser mais adequado para mim ou só reproduzo algo que não possui significado e me coloca em situação constrangedora?

Sugestões de músicas de funk: 


Rap do Silva (MC Bob Rum)


Conquista (Claudinho e Buchecha) - http://www.youtube.com/watch?v=DOZM3L-bkzw
Ela é Top (MC Bola) - http://www.youtube.com/watch?v=OI09qNY3Fng
Tamborzão (MC Koringa) - http://www.youtube.com/watch?v=_4gMJ_1tTr0

Aqui ficamos com o fim das sugestões de trabalho. Escolhi algumas que entendo serem interessantes, mas todas as outras manifestações podem ter seu espaço, depende bastante do tempo disponível e do diagnóstico realizado junto a turma.

Semana que vem trago uma proposta de avaliação neste tema para encerrar a série, finalmente! Tardo, mas não falho! Abraços a todos e até a próxima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...