sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Chegando ao primeiro dos últimos...

Passaram-se 4 meses altos e eu não consegui me motivar para controlar uma freqüência de postagens. Tantas idéias boas, tantos pensamentos e impressões ficaram perdidos no tempo. Bom, perdidos, alguns, a maioria está lá no meu caderno de registros, devidamente anotada. Muitas das idéias foram postas em prática. Mas isso de rever o ano letivo, deixo para quando tudo tiver terminado.

Por enquanto, estamos começando o último bimestre. Depois de trabalhar com diversos conteúdos, eu reservei as atividades desse último bloco para aplicar algo do que vimos no ano todo. Isso, claro, dependendo da complexidade envolvida nos processos de aprendizado que apliquei com as turmas de ensino fundamental, bem como a compreensão que eles podem ter do que realizarmos.

Com as primeiras e segundas séries, eu pretendo desenvolver uma espécie de gincana. Eles participariam de todo o processo, da escolha das provas, da divisão das equipes, nomeação dos times, critérios de pontuação, premiação. A idéia que eles têm de competição seria transformada em algo mais interessante sob o ponto de vista pedagógico, para que eles pudessem observar que, naquilo em que ele é bom, o outro pode até não ser melhor, mas consegue superar o desempenho em tarefas diferentes. De que competir integra valores como respeito, moral, cooperação (sim!) e força de vontade.

Eu gostaria que esse projeto envolvesse mais os professores de sala, mas vou amadurecer a idéia primeiro para, quem sabe, torná-la mais funcional e aí sim aplicar algo em conjunto. Eu espero que consiga proceder sem maiores problemas.

Nas quartas séries, usei o ano para introduzir os temas da cultura do movimento. Falamos de Jogos, Ritmo, Saúde, Capacidades Físicas, Esporte. Este último será a base do último bimestre, onde vou propor que os alunos tomem mais contato com o básico do conteúdo esportivo de maneira mais intensa, conhecendo e analisando os esportes mais praticados, além de serem apresentados a outras modalidades menos conhecidas. Tudo isso, pensando mais em uma base motora (correr, saltar, passar, receber, arremessar, rebater, chutar) que agregue as possibilidades diversas do esporte, sem especializar movimentos ou criar jogadores monoaculturados esportivamente. Basicamente, quebrar a rotina de preferências "Futebol-meninos e Vôlei-meninas".

Como complemento, quero sinalizar também alguns temas como os treinos do esporte de alto rendimento, o consumo de drogas anabolizantes, gênero e esporte, e reforçar a idéia de cooperação e competição coexistindo no jogo esportivo. Tudo de maneira introdutória, já que futuramente, de acordo com a Proposta Curricular estadual, esses conteúdos, além de outros já trabalhados superficialmente ao longo do ano, serão melhor estudados a partir da 5ª série.

Espero conseguir atingir algumas metas. Agora é colocar no papel, pensar em cada turma para montar algo que funcione bem com cada uma delas. Abraços a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...