quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Toques finais


O vazio se aproxima. Com as férias, vem um merecido descanso, mas também sou acometido por uma ausência sentida dos momentos de criação conjunta entre professor e aluno. Tem gente que acha um absurdo, mas eu me realizo em botar a mão na massa, correr junto com eles, me encontrar taticamente junto com eles, rolar nos colchonetes junto com eles, esperar ansiosamente pela próxima atividade junto com eles.

O que mais me dói neste instante é saber que "eles" mudarão de cara de novo. Eu não queria, até penso que eles também não, mas nossa escola será municipalizada. Mais uma mudança de endereço para a LUDocência... E vou iniciar os trabalhos novamente, não do zero, mas alguns passos atrás da linha que atingi ao final deste ano.

Mas a experiência marca... Marcou desde a compra da bicicleta que me transportou o ano todo até a escola, desde as explicações e justificativas para não trabalharmos na quadra, desde as confusões de nomes dos alunos (isso eu consigo transpor rapidamente, sou bom em guardar fisionomia!) até esta derradeira semana de empacotamentos, esvaziamentos e reuniões. Amanhã receberemos a dirigente de ensino para esclarecer pontos futuros, segunda-feira teremos uma merecida confraternização entre a equipe e encerra-se minha curta passagem pela E.E. Professora Maria de Lourdes Luize Leite do Canto. Tristemente me despeço deste espaço que chamei de meu, no qual me senti bem e engajado.

De certeza, apenas os boas histórias que contei aqui, estas ficam comigo e estão coladas no álbum de figurinhas deste professor aprendiz. Sentirei saudades, como sinto do Celeste... Por que a gente tem de se apegar nas coisas? Parece que quanto mais trabalhoso, mais falta faz!!!

Esse vazio ainda vem maior por ausências que, se são frequentes, pelo menos antes não eram tão sentidas! Aqui faço meu canal de comunicação. Redigirei novos posts em breve para avaliar mais este ano de trabalho e também para alguns apontamentos do que vem pela frente. Abraços a todos!

Um comentário:

  1. Uma pena Freitas, pois sei que as crianças daquela região tinham a sorte de tê-lo como o mais competente professor, de todas as áreas, com o qual puder conviver no espaço pedagógico.

    Parabéns pela paixão!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...