segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Parêntesis Político

Só para constar a minha opinião a respeito dos resultados dessa nossa eleição.

Vi um país decidindo democraticamente entre candidatos a presidência de diferentes formas de pensar. Se tínhamos a continuidade do governo Lula através de Dilma, Serra tentava novamente alcançar a presidência após passar pelos mais diversos cargos públicos na esfera federal, estadual e municipal. Correndo por fora (mas sem perder o mérito!), Marina Silva levou uma candidatura série e comprometida com novas ideias até o final. Tínhamos ainda uma série de candidatos de pequena representação partidária, admiro o fato de se colocarem à prova ao cruel processo eleitoral que dá poucas chances a quem tem pouco dinheiro e pouco nome.

Apesar de prevermos inicialmente uma polarização Dilma x Serra, observou-se que o quociente de votos conseguidos por Marina foi além das expectativas e superou bastante o anunciado nas pesquisas da última semana. Talvez ela tenha sido a candidata que melhor aproveitou esse momento de discussão política e conseguiu construir sua imagem perante a população brasileira.

O segundo turno reserva uma iminente vitória de Dilma, mas Serra toma força com a garantia de mais uma votação e existem muitos eleitores no meio do caminho. Que decidamos pelo melhor.

Aqui em SP, infelizmente, chegamos ao 5º mandato seguido do PSDB. Estruturalmente realizador, o partido de Geraldo Alckmin relega as questões prioritárias da saúde e educação e insiste em sistemas burocráticos de avaliação e gestão. O segundo turno traria mais possibilidades de mudança e uma esperança para quem vive o cotidiano destroçado da escola pública estadual. Só nos resta seguir fazendo um trabalho crítico para contribuir na formação de cidadãos e cidadãs conscientes do que acontece em seu mundo. Nem vou comentar a eleição dos deputados, um festival de irresponsabilidade de quem escolhe protestar da maneira mais burra...

Daqui uns dias, post sobre os conteúdos do quarto bimestre e na semana que vem post especial sobre o SWU, festival que se realizará em Itu-SP e no qual estarei presente dia 9. Abraços a todos!

Um comentário:

  1. O segundo turno está aí, vamos ver no que é que dá. Estava meio inconformada com o rumo que essa eleição tomou, mas agora que temos opção A e B, seria um desperdício de voto anulá-lo ou simplesmente votar em branco.

    No mais, aguardo novos posts. Sinto falta de ler. Um passarinho me contou que logo você terá um post bastante entusiasmado!

    Parabéns.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...