sábado, 18 de fevereiro de 2012

ConJOGANDO o esporte no plural I - introdução


Como no ano passado, as postagens temáticas acompanharão os conteúdos trabalhados em sala de aula. É mais fácil escrever sobre o que estou vivendo com os alunos no momento, além destes escritos permitirem uma revisão da prática estabelecida. De início, começamos com algo que me desperta uma paixão com ressalvas (saberão de minhas restrições ao esporte ao longo da série): as diferenças entre Jogo e Esporte e suas características, combinadas a um entendimento das atividades competitivas e cooperativas.

O título, como sempre, tem aquelas traquinagens que eu fico criando com a língua portuguesa (esse gosto pela palavra não me abandona): penso o Jogo como substantivo próprio, dotado de significados e permeado de ação, se fazendo verbo CONJUGADO a cada momento. Este "agir" pode ser individual ou coletivo, no sentido de permitir o encontro e participação do indivíduo a sua maneira. Conectar-se ao esporte exige esta mudança de pensar, pois este encontra barreiras situadas entre a exigência de desempenho e a competição exagerada. Resgatar sua raiz na concepção de jogo é permitir ao jogador reencontrar o prazer de jogar pelo jogo e não pelo resultado.

Não ficou legal? CONJUGAR + JOGAR = CONJoGAR! Adiciono o esporte e penso no plural da relação com as outras pessoas em busca do esporte praticado COM e não CONTRA.

Escreveria infinitamente sobre tudo que penso de jogar e de esporte, mas teremos bastante espaço para tudo isso. Virão as atividades práticas pensadas para esta mudança, algumas ideias e sugestões, filosofias que ficam flutuando na minha mente inquieta, enfim, preparem-se para 2012 aqui no LUDocência!

Abraços a todos, excelente carnaval e juízo! Até a próxima.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo teu BLOG. Continue assim.
    Vamos fazendo uma nova Educação Física. Acredito que em cada postagem sua debateremos muito neste espaços de comentários... afinal sou amante crítico do esporte... já a quase 15 anos. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Se todos pensassem em jogar COM e não CONTRA, provavelmente não existiriam torcidas organizadas e nem essas atrocidades que acompanhamos quase sempre por aí.

    Torço muito para que as aulas nas escolas não sejam apenas para as crianças "baterem bola", mas ensinem que existe muito mais do que só a competitividade.

    Continuarei acompanhando o blog para ver os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fábio, obrigado pelo comentário. O que mais espero são amigos dispostos a conversar sobre Ed Física e tudo o que se relaciona. Aguardo mais visitas! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Amanda! Pode apostar que a Ed Física que eu cultivo vai sempre em outra direção, permitindo participação de todos centrada na atividade e não no resultado. Obrigado pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Guilherme,

    Vou olhar com calma suas produções. No meu face, tea algumas fotos de atividade que fizemos na disciplina esportes coletivos, veja lá e comente:
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100002181552579

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fábio. Finalizei a série hoje, aguardo por mais considerações suas e continuamos falando de Ed Física em alta qualidade! Não consegui achar as fotos, mas te adicionei no facebook, nos vemos também por lá. Grande abraço

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...