sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Será que o mundo acaba? Ainda estou no começo...


Olá a todos! Como sempre, é um prazer tê-los aqui para continuar acompanhando os próximos passos da LUDocência. Conforme a retrospectiva de 2011, o ano passado veio com novas atribuições, um pouco mais de trabalho, um acúmulo de quilometragem (no sentido restrito, viajei demais para trabalhar) e a terminou com a expectativa de conseguir conciliar melhor as jornadas profissionais.

Enquanto isso não acontece, a vida segue dividida entre Campinas e São Paulo. O coração está lá, o ganha pão está aqui!

Para 2012, eu retorno o trabalho com quintas séries, agora sextos anos. Estive revendo meus registros de 2010, quanto a situação era semelhante. Ao que me parece, receber estes alunos vindos de outra escola é uma tarefa que requer muita dedicação e empenho. Para eles, tudo é novo e a adaptação pode não ser fácil. A acolhida tem de mostrar portas abertas a uma nova etapa, sem deixar de exigir compromisso e interesse.

Das turmas, pude ter um breve contato no primeiro dia de aulas e nesta semana. Não tecerei comentários precipitados, mesmo que a primeira impressão seja boa: a atividade foi realizada pela grande maioria sem dificuldades muito grandes na leitura e escrita.

Organizei as duas primeiras aulas desta maneira: me apresentei, contei um pouco de minha trajetória e as minhas expectativas para este ano junto a eles. Depois, aproveitei para inteirá-los dos objetivos a serem cumpridos pela disciplina na escola, delimitando quais são os conteúdos a serem estudados e as ferramentas que usaremos ao longo do ano. Por fim, fiz os habituais combinados para as aulas, pequenas regras de convivência construídas coletivamente e registradas em caderno. Chamam de contrato pedagógico, prefiro continuar com "combinados", porque contratos não podem ser alterados e combinados sempre podem ser rediscutidos.

A próxima semana será a largada para as atividades de aula. Mesmo que o Brasil teime em começar o ano só depois do carnaval, já aqueci as máquinas para não perder tempo. Abraços a todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. que sorte ein Professor, que vc cnseguiu começar assim...... já eu tive que começar c um belo de um sermão que antes msm que eu pudesse dizer bom dia, um espertinho conseguiu me tirar do sério

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, são todos novos na escola e estavam meio assutados... Aí fica mais fácil. Não teve sermão, mas muita conversa sobre o que pode e não pode, certo e errado, ed física e bate bola. espero não precisar falar mais ao longo ano. Obrigado pelo comentários, abraços!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...