sexta-feira, 24 de maio de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação VI

Chegamos ao fim dessa série de postagens sobre manifestações de ritmos nacionais! Para o texto de hoje, trago uma sugestão de avaliação do processo.

Atividade Avaliativa 1

Divida os alunos em grupos (no mínimo 4 integrantes, no máximo 8). Realize um pequeno sorteio das manifestações de ritmos nacionais estudadas entre os grupos. Cada grupo deverá realizar uma breve pesquisa para apresentar ao restante da turma as informações básicas a respeito da respectiva manifestação, bem como elaborar uma coreografia simples, incluindo movimentos caraterísticos e, se possível, figurino. Definir um tempo para cada apresentação, deixando claro que deve ser algo bem prático, que os outros alunos também possam acompanhar.

Fonte: http://portais.seed.se.gov.br/sistemas/portal/noticias_fotos/n5598_1.jpg

Atividade Avaliativa 2

Uma pequena "provinha" com questões relacionadas aos conteúdos desenvolvidos. Fuja das perguntas diretas, optando por elas, sempre exija justificativas para as respostas. Vou deixar uma sugestão de 4 questões!

1 - Cada região do Brasil apresenta manifestações de ritmos diferentes das outras. Explique como surgiram e por que são diferentes entre as regiões.

2 - Associe as  manifestações de ritmos da primeira coluna aos termos dispostos na segunda:

CHULA RITMO ELETRÔNICO
FREVO VIOLA CAIPIRA
FORRÓ LANÇA
FUNK SANFONA
CATIRA SOMBRINHA COLORIDA


3 - Escolha uma manifestação de ritmo da região NORDESTE, conte sua origem, características da dança e instrumentos musicais utilizados.

4 - "As manifestações de ritmos nacionais surgiram há muito tempo atrás e hoje já não aparecem novas danças ou ritmos no Brasil". Você concorda com essa afirmação? Existem danças e ritmos que surgem de outras manifestações de ritmos já existentes? Dê exemplos.

5 - Escolha uma manifestação de ritmo nacional e conte sobre a experiência de conhecê-la e experimentar alguns movimentos, que sensações e significados você encontrou ao dançar este ritmo?


Diria que essa série foi das mais difíceis de escrever. Seja pela falta de proximidade com o tema, confesso, seja pela amplitude de possibilidades existentes no tema... Me esforcei bastante e busquei elaborar um conteúdo de qualidade, espero que tenha sido de bom tamanho. Se alguém quiser saber mais a respeito ou tiver sugestões, dúvidas e reclamações, só deixar aqui um comentário, mandar e-mails, sinais de fumaça. Sabem onde me encontrar =D

Abraços a todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. A série foi muito boa!
    Quando puder atualize todos os posts com link para o post anterior e para o primeiro, para ajudar o pessoal a acompanhar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Normalmente, os links do fim da postagem remetem aos posts anteriores, mas a engine deve estar meio atrasada... Vou seguir a dica ;)

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...