sábado, 15 de março de 2008

Fazendo direito... e com a canhota!

Da mesma forma como essa semana passou rapidamente, ela também foi muito gostosa durante as aulas porque estou conseguindo que os alunos estejam a grande parte do tempo "ligados" no que estamos fazendo.

Da série "Conhecendo o movimento", falei um pouco sobre lateralidade para eles, tanto as segundas como as quartas séries. As aulas de segunda-feira foram mais um momento de avaliação do quanto eles estavam dispostos a se organizar, com uma "Festa na Fazenda" (quatro cantos, quatro tipos de bixo e diferentes modos de locomoção, buscando fugir do caçador ao centro). Na quarta, iniciei do ponto que eles estavam. O "diagnóstico" era pedir para que todos levantassem a mão direita, quando observei que a maioria não tinha adquirido noções de lateralidade ainda. Então trabalhei com atividades que os estimulasse para apreender algo sobre.

Começando com os alongamentos habituais (tem funcionado sempre, principalmente fazendo de uma maneira mais divertida, com sons e posições que eles não estão acostumados), contei sobre o que faríamos, começando com uma divisão de grupos geita por mim. Após os protestos naturais, expliquei que os grupos mudariam conforme eu pedisse esta ou aquela característica comum entre os componentes. O funcionamento: de frente para os alunos, dizer "Quero que todos os alunos usando calça fiquem do meu lado DIREITO!!" Rapidamente, eles tinham de formar uma fila lado a lado, os que se encaixavam no grupo, à direita, o restante, à ESQUERDA. E seguiu assim, com muitas divisões e se mostrou bastante motivador, inclusive com os maiores, que lamentaram quando pedi que se reunissem novamente para eu passar ao próximo jogo.

A seqüência trabalhou aspectos de lateralidade também, associados a algo de atenção e percepção dos sentidos. De frente para as turmas, eu explicava que usaria meu apito para controlar os movimentos. Com um apito, deveriam se deslocar um passo para a direita. Com dois apitos, um passo à esquerda (o apito, no caso, pode ser substituído por palmas ou outro estímulo sonoro). Como eu estava de frente para eles, várias vezes eu apitava para que fossem para a direita e ia para a minha direita, que era a esquerda deles, perguntando se aquele era o lado correto de acordo com o número de apitos que eu havia usado. As inversões de seqüência também funcionaram muito bem para motivá-los.

Ao final, os reuni novamente em círculo e conversei se haviam gostado da atividade, explicando que ainda trabalharíamos mais a lateralidade. Como última atividade, pedi novamente que eles levantassem o braço direito e percebi que o número de acertos foi muito maior, comprovando que o objetivo, embora não alcançado totalmente, já estava fazendo sentido.

Somente a 2ªH foi tão difícil que precisei trabalhar em sala. Propus uma cruzadinha na lousa e alertei que enquanto não concluirmos todas as palavras (o que requer mais atenção, participação e concentração de todos), não voltaremos à quadra/pátio. Não houve resultado e espero que eles sintam que, da maneira que anda acontecendo, não teremos como continuar saindo da sala.

O detalhe positivo fica para a aula com a 4ªJ, pois mesmo com a aula segmentada (20 min, intervalo de 15 min, mais 30 min de aula em sala), consegui trabalhar uma das atividades na quadra antes do recreio e incluir um trabalho na lousa de orientação espacial, desenhando um mapa da classe na lousa e pedindo que eles me ajudassem a localizar colegas e objetos, dizendo se a fileira estava á esquerda/direita e em qual carteira. Muito produtivo!

Na sexta, minha primeira reunião na Diretoria de Ensino, em razão das turmas de ACD. As Olimpíadas Colegiais começam já em abril para a categoria Infantil (até 16 anos). Trabalharei com Tênis de Mesa e Futsal Masculinos e o tempo urge!!!

Obrigado a todos pelas visitas e espero que continuem passando por aqui para dar os seus pitacos. Abraços especiais!

5 comentários:

  1. Oi, Gui!
    É legal ver que, aos poucos, as dificuldades vão passando e os conteúdos passam a ser trabalhados com maior facilidade.
    Sinto que as coisas só estão melhorando nas suas aulas!
    Parabéns!
    Grande abraço,
    Mateus.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gui.
    O modo como você conduz as suas aulas me faz acreditar que a educação no Brasil ainda tem salvação. Como já disse, quem dera se minhas aulas da infância fossem assim.
    Gosto do modo como trabalha e da sua dedicação como professor! Acredito que logo você conseguirá acalmar os ânimos dos líderes das turminhas e mostrar para todos que educação física não é só futebol para meninos e queimada para as meninas.
    Amanda

    ResponderExcluir
  3. "e mostrar para todos que educação física não é só futebol para meninos e queimada para as meninas."
    faço as da amanda as minhas palavras o/
    :*

    ResponderExcluir
  4. Se precisar de alguém para o Tênis de mesa, já sabe quem chamar, hehe.
    Quanto ao trabalho relacionado a lateralidade achei as atividades bastante condizentes ao tema. você pode ainda realizar aulas historiadas, falar que os canhotos já chegaram até a serem perseguidos como bruxos ou cosias. Inclusive este é um bom "gancho" para várias idéias de histórias e até mesmo outras atividades.
    Abraço professor

    ResponderExcluir
  5. Fala professor...td bom?!
    Parabéns pela iniciativa...e parabéns tb pelas aulas...várias idéias legais...

    Tenho conseguido trabalhar bem com meus aluninhos tb..hehe...mas com o ensino infantil, principalmente o Jardim é muito difícil de se trabalhar...mas vamo q vamo..hauuha

    Abraços meu querido!!!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...