A segunda semana foi de trabalhos incessantes, com o resultado de uma leve rouquidão no fim da tarde de sexta-feira, devidamente tratada.
Como continuei nas salas de aula com as turmas no Celeste, programei uma discussão de conteúdos para as quartas séries e um jogo da memória diferente para as segundas séries.
As segundas séries do Celeste até assimilaram bem a atividade, que consistiu em dividí-los em duplas para combinar um gesto/movimento comum para o par, sendo que o(s) aluno(s) escolhido(s) deveria(m) se ausentar da sala e retornar para tentar formar os pares, após eles se misturarem. Propus um formato cooperativo, onde a dupla jogava junto e tentava adivinhar um número determinado de pares antes de ser escolhida outra dupla. A maioria só lembrou de movimentos esportivos, mas houve algumas manifestações gestuais interessantes por parte de alguns. Expliquei a variabilidade de movimentos observados e relembrei as conversas anteriores sobre os aspectos do movimento. A outra aula da semana não ocorreu porque foi marcada a primeira reunião de pais. Registre-se que eu não sabia...
Como previ, foi um pouco difícil conter a euforia das quartas em ficar mais uma semana dentro de sala, no entanto consegui a atenção da maioria, participando e opinando sobre o que veríamos durante o ano. Dividi os conteúdos com eles em quatro blocos (essa divisão é semelhante para as outras séries, contudo a divisão feita é uma linha mais tênue e os conteúdos esportivos não têm uma representatividade significativa, sendo tratados de forma conjunta nos jogos de habilidade):
1° BIMESTRE: Conhecendo o movimento corporal
2° BIMESTRE: Jogos
3° BIMESTRE: Saúde e atividade física
4° BIMESTRE: Introdução aos esportes
Perguntei o que conheciam sobre cada item, pedi definições, dei alguns exemplos, pedi sugestões, foi produtivo, apesar de lidar com a falta de atenção da maioria das crianças. No fim da aula, após realizar o alongamento (que já foi incorporado, sendo pedido por eles em todas as aulas, deu muito certo!), fiz uma breve brincadeira de "forca" na lousa, fechando a discussão com o acerto da palavra LÚDICO, quando expliquei o que significava e que seria a nossa ferramenta durante o ano letivo. Outro registro muito interessante foi a discussão de gênero que surgiu em duas das três salas quando tratamos de dança, amarelinha e outras brincadeiras, parece ter sido bem assimilada pelos meninos, que enxergam mais problemas nessas situações que as meninas.
Na segunda aula da semana, fiz uma estafeta disfarçada, onde não havia vencedores ou perdedores, o objetivo era escrever no quadro atividades/movimentos que utilizassem determinadas partes do corpo - pernas, braços, cabeça, tronco, quadril e corpo todo - de acordo com a maneira de agrupamento (por fileiras, na maior parte dos casos). A intenção era salientar como na maior parte das atividades o corpo todo está envolvido no movimento e definir conceitos de movimento global e segmentar. O objetivo aparentou ter sido cumprido perante as turmas.
No Pacheco, tentei aplicar um jogo da velha semelhante ao jogo da memória já realizado na outra escola, sem sucesso, mais por culpa minha do que dos alunos, uma vez que a atividade no formato apresentado tornou-se extremamente desmotivadora. Então, contornei o problema sugerindo diferentes tipos de "pega" que explorassem situações motoras específicas (pega alto, pega baixo, pega corrente, pega americano, pega gelo), reunindo-os ao final para discutir como eles usaram o corpo em cada atividade.
No dia seguinte, eu queria continuar o trabalho de percepção do próprio corpo, o corpo do colega e os movimentos possíveis. Dividindo a turma em duplas, propus uma atividade de espelho, em que as duplas alternaram-se em imitar exatamento o que o parceiro fazia. Na seqüência, a atividade "marionete", com as duplas novamente, onde os parceiros alternaram-se nos papéis de boneco e dono do boneco, que deveria movimentar o primeiro por meio de fios imaginários presos ás articulações, eles gostaram bastante! No final, o tradicional "siga o mestre" foi de fácil aceitação entre todos, com excecção de pouquíssimos alunos. Com estes, conversei no final da aula explicando a importância de manterem-se junto ao resto da turma para aproveitarem as aulas e ouvir, porque senão a alternativa era ficarem na sala de aula, já que estavam correndo pela quadra e fora dela, correndo o risco de se machucar.
Frutos da melhor qualidade nessa semana!!! Fiquei otimista com relação ao prosseguimento do curso, com todos os alunos. A próxima semana já promete ser melhor ainda. Abraços aos leitores.
Bem bacana, Guilherme.
ResponderExcluirComeçou o ano em grande estilo!
Gui!
ResponderExcluirMuito legal a idéia desse blog! Escrevendo você aprende e ensina pros leitores. Eu ainda não estou dando aulas, mas já vejo pelas suas palavras os desafios que vou ter pela frente.
E uma das coisas mais legais aqui, é notar como você tem amor pelo que faz.
Como já disse a Carol em post anterior, "esse menino vai longe"!
Fala Gui!
ResponderExcluirGostei muito do seu blog, e sempre que puder, estarei por aqui lendo e comentando.
Realmente estou gostando do seu modo de dar aula, Educação não é só Football pros meninos e Handball para as meninas.
Um abraço,
Daniel "Nino" Devescovi
Como uma AINDA estudante ( Ano que vem será estudante universitária *-* ), apesar de que não tenho mais E.F., te dou um conselho. Dê suspensão para todos.. ok .. não foi um bom conselho. Mas sempre haverá turmas aonde nem todos os alunos vão se interessar ( eu sempre fazia parte deste grupo ), principalmente uma grande parte das meninas. Normalmente a gente se desmotiva fácil e acha os exercícios cansativos e tediosos. Enquanto os meninos ficam eufóricos por ser uma aula aonde não tem matéria e eles podem fazer bagunça. Mas pense pelo lado bom, as turmas são de mais novos, quanto mais velho, pior fica. xD
ResponderExcluirOi Gui,td bem?
ResponderExcluirO Dalben me falou do seu blog e ao ler seus relatos me identifiquei muito com eles, principalmente com as atividades (eu tb fiz o jogo da memória com eles rsrs); com a rouquidão rsrs(fiquei rouca no fim da 1ª semana de aula) e percebi q o planejmanento é muito importante para dar um rumo no nosso trabalho, apesar de estar sentindo muita dificuldade em faze-lo pois são tantas as coisas para trabalhar e tão pouco tempo para desenvolve-las.São muitas coisas a ensinar e a aprender! Vamos em frente e boa sorte professor!!!
Fala Fritas, tudo bem?
ResponderExcluirAqui é o Rogério, por muito tempo fui a contratação mais nova do ludens s.a. Lembrou? Cara, realmente estou maravilhado com sua iniciativa, mal começou e já está indo bem, me fez lembrar do meu início no magistério. Praticamente quase tudo igual. Você escreveu tudo o que eu senti na época, em 2002. Hoje, após alguns anos entendo aquele início, os desafios e limitações, a cabeça fervilhando de idéias, etc. Hoje, também trabalhando na rede estadual de educação, consigo enxergar algumas coisas diferentes daquela época, o que tornou meu trabalho muito mais confortável. Meus alunos também tem aula em sala (todos tem caderno), após 2 anos na mesma escola, muitos deles já entendem esse processo: "A EF permite aprendizagem". Temos provas, pesquisas, apresentações, festivais da cultura corporal (em substituição às tradicionais competições - interclasse), laboratório de experiências (são as aulas em quadra...), também temos normas... Enfim, tudo aquilo que faz parte do cotidiano de uma escola, na qual a EF não passa despercebida... Parabéns!!! Vamos trocar mensagens... Forte abraço.
Obrigado a todos pelos comentários e continuem visitando!!!
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