sábado, 14 de março de 2009

Os primeiros passos de algo que ainda não existe

É engraçado pensar que o título deste blog surgiu sem qualquer reflexão mais aprofundada. A intenção era ter um espaço onde eu pudesse integrar a vontade de escrever às reflexões do meu dia-a-dia como professor, tudo sob um ponto de vista crítico. Só que tinha algum tempo, eu não parava para pensar no porquê da Ludocência.

Obviamente, a junção de Ludo e Docência. Jogo e Magistério. Construir uma metodologia docente em Educação Física que privilegiasse o jogo, a brincadeira, a atividade desinteressada. Passou-se quase um ano e não posso dizer que já tenho este plano em prática e sou"ludocente".

Mas, ao que me parece, existem lampejos que andam me ajudando a traçar algumas rotas neste caminho de criar algo diferente... Ontem mesmo, tratando de Atletismo - Corridas, junto às minhas salas de 6ª série, elaboramos conjuntamente um texto sobre corridas de velocidade e resistência, após prática de entendimento.Propus que ele buscassem explicar o significado de algumas das palavras que não entenderam no texto (exemplos: ranking, centésimo, Atenas, maratona, nobre). No final, utilizei o quadro para propor o seguinte jogo:

- Relacione as palavras abaixo com as diferentes exigências de corrida:

CORRIDAS DE VELOCIDADE x CORRIDAS DE RESISTÊNCIA

Força muscular / Distâncias mais curtas / Distâncias mais longas
Maior tempo de duração / Menor tempo de duração
Róbson Caetano / Vanderlei Cordeiro de Lima

Obs: Róbson Caetano e Vanderlei Cordeiro foram os atletas que foram citados no texto para exemplificar o biotipo dos corredores, além de sinalizar dois expoentes do pedestrianismo nacional.

Foi incrível observar como eles se envolveram na tarefa de responder este pequeno jogo, que consistia simplesmente em ligar as palavras mais abaixo ao(s) termo(s) correspondente(s) localizado(s) acima. Discutiram com o colega do lado, releram o texto, me chamaram, questionaram, perguntaram, se divertiram, ficaram em dúvida... A sensação era muito boa. Essa sensação devia ser o que eu queria ao propor a Ludocência:
Dialogar com o conhecimento sem se preocupar com a sua importância, sem propósitos previamente identificados, apenas como parte da estrutura de um jogo prazeroso por si só.
Nota mental: adquirir o hábito de conduzir um jogo em todas as aulas de Educação Física. Dará trabalho planejar, mas tenho certeza que consigo criar na pluralidade da nossa área!

5 comentários:

  1. A vantagem e a desvatagem do jogo é sua imprevisibilidade. É aí que mora toda sua criatividade... mas aulas imprevisiveis para alunos de sexta série podem ser trabalhosas, obviamente.
    Para mim, nada mais cativante que isso

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  2. Gui!
    Muito legal seu blog! parabéns pela idéia e pelos escritos!
    abraços
    Gi
    FEF 03n

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Obrigado pelos comentários!

    Gustavo: Pois é, fanfa, o que é mais legal de tudo é observar como rende o trabalho com as sextas séries neste sentido, eles se aplicam e abraçam as propostas sempre!

    Giacon: valeu, parceiro, continue postando lá no seu blog também. Espero que você possa vir acompanhar minhas aulas, será um prazer ter um amigo para contribuir.

    Gi: Obrigado pela visita, volte sempre!

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Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

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