sábado, 28 de março de 2009

Céu aberto

Boas.

Todo mundo gosta de ar livre, não são diferentes os alunos... Afinal, eles passam na média 4h por dia confinados dentro de uma sala de aula. Ser vivo nenhum consegue se manter enclausurado por tanto tempo, imóvel, estático, calado. Eu não consigo! Faça um exercício mental e pense se você conseguia se concentrar tanto em algo centrado externamente, como uma aula expositiva, daquelas bem tradicionais: giz, lousa, professor falando sem parar...

Até por isso, eu aparecer na porta é uma esperança de liberdade. Pelo menos, é o desejo deles. Reações adversas surgem se eu anuncio que ficaremos na sala, ocorre raramente, mas acontece... Isso quando quero basear algum conteúdo antes de repensá-lo em atividades práticas, ou ainda trabalhar algo que não exija o ambiente externo e esteja mais ligado ao plano das idéias, sem abandonar as intenções do movimento.

Mas venho repensando as aulas para usar menos o espaço externo, infelizmente, contra minha vontade. Quem anda mandando nas minhas aulas é o sol. Principalmente à tarde, quando tenho sempre as primeiras aulas (inevitável, uma vez que tenho aulas todos os dias. E eu dei azar mesmo) e o sol das 13h brilha intensamente no céu de Hortolândia. O calor é forte, o sol castiga e a radiação não é brinquedo, protejo os alunos e me protejo, afinal para eles são 30 minutos, para mim é a tarde inteira.

Quadra coberta?? Para ser mais sortudo, eu teria que ter uma quadra na escola primeiro... Usamos o Complexo Esportivo da Prefeitura, no quarteirão de baixo da escola. Duas quadras, um ginásio coberto e quadra de fora (que infelizmente não dispõe de tabelas de basquete). Nos é cedida a quadra externa, já que os horários à tarde são preenchidos pelas escolinhas de esportes no ginásio coberto, onde a sombra abunda, o piso é mais seguro e o espaço menos propenso outros focos de atenção (vizinhos passando pela calçada, paqueras adolescentes com os caras que vão lá pra usar a quadra...).

Então, evitando os riscos do sol, venho adaptando diversas aulas no espaço do pátio da escola (nem de longe, o mais adequado) e trabalhando em sala de aula em algumas ocasiões. Se eu gosto?? Não. Se eu prefiro?? De vez em quando. Mas não forçadamente, como vem sendo.

Talvez seja uma luta que eu deva encarar: há um terreno ao lado da escola que está à venda, onde funcionava um comércio de piscinas. Se alguém souber do caminho pelo qual eu poderia sugerir ao poder público adquirir este terreno e nos ceder um espaço maior, no qual uma cobertura seria facilmente resolvida, eu ficaria imensamente agradecido. Enquanto isso, vou bolando minhas alternativas, como sempre! Só não dá pra ficar parado... Abraços a todos!!

5 comentários:

  1. Esse caminho que você procura é tão fácil quanto encontrar o caminho de tijolos amarelos.
    Mas, uma possibiliadde de construção desta estrada é falar com os alunos. Mostrar o quanto perdem com isso, pedir para falarem com os pais, reclamarem com a escola, no bairro e etc... Mesmo que isto não de certo em relação a quadra você pode pelo menos acender um pensamento de ser cidadão nos alunos. Difícil com certeza, mas melhor do que se omitir diante das adversidades!

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  2. Concordo com o guga. Problematize com os alunos. Traga-os para junto de você e a força da comunidade para exigências. Muitas vezes você terá mobilizar muita gente para chegar aos ouvidos de gente grande. Acho também que você deve conversar com a diretoria de ensino. Mas a verdade é que, para conseguir tal facanha voce devera fazer um ENORME jogo político até que deputados te ouçam..e o ano eleitoral é o próximo...

    Gostei muito de ver sua enorme habilidade com as dificuldades. muito bom.

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  3. Obrigado pelo apoio, Gustavo e Giacon. Hoje foi mais uma tarde de justificativas, embora eu não precisasse da quadra... o pior é q eu saio da sala para alguma atividade (pátio ou quadra), meia dúzia participa. Assunto para o próximo post: O nível de entusiasmo com a atividade física é inversamente proporcional ao número de anos passados dentro da escola.

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  4. Oi Gui!!!
    Nossa parece que vc esta falando das minhas condições que passo na minha escola. O dilema eh o mesmo, eu tenho uma quadra mas que nao eh coberta, tem alguns buracos e fica no final de um cruzamento chamado "cruzamento da morte", pois muitos motoristas perdem o controle de seus carros e acabam invadindo o muro da escola (que eh justamente onde fica a quadra).
    @s alun@s tb se indigam com o fato de muitas vezes nao saírmos da sala de aula. Eu gosto de utilizar os dois ambintes mas o externo eh sempre mais rentavel.
    Eu ja alfinei algumas salas, questoes de cidadania mesmo, ai sairam conversas entre eles de abaixo assinado, mas nada que tenha surtido grande efeito...mas eu continuo alfinetando
    Em relação a direção eu nem tenho muita coragem de perguntar, pois esta vive a reclamar que nao tem verba pra nada.
    Estamos sem merendeira/faxineira...ja pensamos em acionar o ministerio publico mas a direção nao quis...
    O mais trágico no meu pto de vista: a escola ira sofrer reforma e nao consta na lista de afazeres a cobertura da quadra, vejo ai qual a importancia dada a nossa disciplina...
    Eu vou continuar com a "operação formiguinha" na esperança de que as coisas se resolvam.
    Vou procurar saber por aki como fazer para adiquirir o terreno,ok
    Bj e vamos continuar na luta
    Ah,talvez seja possivel tornar as aulas de EF dentro de sala mais motivantes, como eu nao sei, mas as criancas estao comecando a me dar pistas, me falam de brincadeiras que gostam de fazer: fazemos muito a brincadeira do objeto, o stop em grupo com topicos relacionados a EF e jogo da memoria humano. Eles adoram rsrsrs

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  5. E não é, Ju?? Muda a escola, muda a cidade, só não mudam as dificuldades.

    De ficar na sala, até que eles não são tão rebeldes, nem se revoltam, ou algo do tipo... Já são mais conformados. Acho q eu me irrito mais do q eles em ficar dentro (hahaha), principalmente pq a falta de atenção é um mal, competir com celulares e afins. Pena q eu não consigo ser ruim o bastante para evitar o aparecimento desses troços.

    Motivar?? Defendo com unhas e dentes a bandeira do jogo, sempre. Como escrevi umas semanas atrás, o envolvimento é certo e motivação garantida, desde q a atividade seja bem pensada! Beijos e valeu pela visita!

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