sexta-feira, 16 de abril de 2010

Experiência e consciência


Valia um post. Aliás, ainda vale, afinal aqui estou eu depois de algum tempo... Pena que aconteça assim, de repente, de quando em quando, queria me beliscar mais vezes para sentar e escrever sobre essas coisas diferentes de sempre.

Essa semana eu me senti bem fazendo o que faço. Talvez eu estivesse sentindo falta da rotina de aulas (estive em greve juntamente com outros professores do estado de SP do dia 12/03 a 08/04), talvez eu esteja falando de algo que eu gosto... Prefiro pensar que aquela maturidade docente, algo de mito (o professor desenvolve uma maneira segura e pessoal de desempenhar sua função dentro de um período aproximado de 3 anos) na carreira, está finalmente acontecendo. Naqueles momentos em que eu percebo que certos procedimentos não vão bem, consigo reformular tudo na hora. Avalio que a mesma atividade não dará certo com todas as turmas, adapto aqui e ali para fazer funcionar. E funciona!

Imagem: Site Revista Nova Escola
Hoje as minhas duas primeiras aulas foram especiais. Normalmente, são sempre as primeiras aulas que dão mais certo... (Nota mental: tema interessante - o espaço-tempo escolar e o aproveitamento dos alunos) Entrei na sala, conferi os presentes, retomamos os conceitos trabalhados nas aulas anteriores, expliquei as atividades, ouvimos e esclarecemos as dúvidas, descemos à quadra e aplicamos os três exemplos previstos anteriormente. Tudo isso com participação, questionamento e ação dos alunos, o que ainda deu direito a um final de aula livre com o "futebol" dos meninos e as preferências das meninas.

A sexta-feira também ajuda, eita dia abençoado de tranquilo... É só ir deixando que ele passa sossegado, gostoso, escorre pelo tempo e logo já estamos no sábado. E o final de semana chega, mas tem segunda-feira de novo depois do domingo. Com o início de uma nova semana, mais chances de continuar melhorando aquilo que faço por gosto.

Antes de ir, deixo a dica para conferirem o blog-tirinha em quadrinhos genial publicado pelo Digo no endereço http://esbocais.blogspot.com Esse menino tem talento! Sem falar que é meu mano caçula preferido ;)

Abraços a todos!

3 comentários:

  1. Guilherme. Estou muito feliz pelo comentário feito por você em meu blog "Esporte e Saúde". Já adicionei um link nele para que meus leitores possam conhecer o LUDOCÊNCIA". Passei duas horas conhendo tudo nele e gostei de muita coisa. Por sinal já coloquei vários links de outros blogs interessantes encontrados nele.
    Um abraço amigo. Estarei sempre acessando o Ludocência. Você ganhou um leitor aqui o nordeste do Brasil.
    Pedro Torres da Rocha
    Ceará-Mirim/RN.

    ResponderExcluir
  2. Guilherme. Gostaria de obter sua autorização para publicar algumas de suas matérias no "Esporte e Saúde". Gosto da forma como você escreve.
    Um abraço amigo.
    Pedro Torres da Rocha
    Ceará-Mirim/RN.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz, professor!! É muito gostoso saber que tem gente de lugares perto e longe lendo as coisas que escrevo que, afinal, são para serem lidas! Fique à vontade para selecionar textos que achar interessante e publicá-los, é só me avisar para eu também divulgar aqui! Grande abraço e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...