sábado, 11 de setembro de 2010

Avaliações Gerais

Nesta semana que passou, ficou decidido que aplicaríamos a avaliação geral do bimestre, mais conhecido como "Provão", nesses três dias depois do feriado. Assim foi feito, o provão foi aplicado até o intervalo, após o qual os professores se reuniram para realizar a correção. O sistema criado pela coordenação é bem eficiente, com um gabarito na planilha do Excel para as questões objetivas. As questões dissertativas foram corrigidas pelo professor de cada disciplina.

De fato, os professores elaboraram as questões baseados nos conteúdos abordados ao longo das aulas e também se fizeram presentes na aplicação das provas, divididas em blocos (Redação, Leitura e Português - Educação Física, Artes, Inglês e História - Matemática, Ciências e Geografia). Mas uma breve avaliação das provas já deixa claro o primeiro problema: questões mal formuladas ou muito simples (ex: Quantos jogadores há em uma equipe de futsal?), que não exercitam no aluno a capacidade de relativizar informações e combinar conhecimentos.

Também tem a questão da economia de material. Há poucos dias, nem toner havia na impressora para imprimir as provas. Para não gastar tantas folhas, as questões tem letras pequenas e ficam empilhadas umas sobre as outras, dificultando a leitura e a diferenciação entre uma e outra. Figuras que estejam vinculadas precisar ser diminuídas e tornam complicada sua análise.

E, bem, falando dos alunos, poucos deles encontram alguma utilidade neste provão. Sinceramente, não tiro a razão de quem passa o ano sendo amontoado em salas de aula numerosas, não recebe qualquer incentivo ou suporte da família e ainda chega em séries avançadas sem dominar o mínimo de leitura, escrita, raciocínio e lógica.

Só de pensar que questionar esses fatores perante a direção de minha escola é inútil em virtude de um sistema falido e muito mal administrado... Mas as minhas questões foram formuladas pensando no que poderia acrescentar nesse momento. Vou reproduzir as da quinta série abaixo:

Para responder as questões 1, 2 e 3 leia os artigos abaixo:

Artigo 1: Queimada (jogo)

Material: Uma bola similar à de vôlei ou de borracha, de tamanho médio.
Local: O terreno é em forma retangular sendo dividido pelo meio, deverá ter um espaço no fundo denominado de "cemitério" ou campo dos queimados. Em muitas escolas são usadas as quadras de vôlei, mas pode ser usado qualquer espaço livre.
Formação: Á vontade, no campo marcado, com os jogadores queimados posicionados no “cemitério”.
N.º de jogadores: Varia conforme as convenções locais, e no caso de países onde seja levado a sério, varia também de acordo com a quantidade de pessoas que quiserem jogar.

Artigo 2: Futsal (esporte coletivo)

Material: uma bola de futsal específica da categoria e do campeonato disputado.
Local: A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento máximo de 42 metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima de 15 metros. Deverão ser demarcadas as linhas da área de meta, da distância mínima nas cobranças de tiro de canto e lateral e do tiro de dez metros, assim como o círculo central. As metas onde são feitos os gols são formadas por duas traves com 2 metros de altura separadas por 3 metros de comprimento e unidas pelo travessão.
Formação: Existem muitas formações, mas a equipe em quadra é sempre formada por 5 jogadores, sendo somente 1 deles o goleiro.
N.º de jogadores: 5 em quadra mais 10 reservas no banco, totalizando 15 jogadores em cada equipe.

1 Normalmente, o esporte precisa de muita disciplina nas posições dos jogadores, além das regras que proíbem mais de um jogador ocupando determinadas posições no jogo. Identifique qual dos trechos caracteriza essa regra no futsal:

a “As metas onde são marcadas os gols são formadas por duas traves”
b “A quadra de jogo será um retângulo com o comprimento máximo de 42 metros”
c “Formação: À vontade, no campo marcado”
d “Formação: Existem muitas formações, mas a equipe em quadra é sempre formada por 5 jogadores, sendo somente 1 deles o goleiro.”
e “N.º de jogadores: Varia conforme as convenções locais”

2 Numa aula de Educação Física, o professor explicava aos alunos os esportes coletivos e seus elementos. Após falar da bola, dos adversários, dos companheiros de equipe, das regras que não mudam e do espaço definido de jogo, faltava falar do alvo. Pediu aos alunos que encontrassem no artigo 2 desta prova o trecho em que o alvo era descrito no seu tamanho. Determine qual o trecho correto:

a “As metas onde são feitos os gols são formados por duas traves com 2 metros de altura separadas por 3 metros de comprimento e unidas pelo travessão”
b “Deverá ter uma espaço no fundo denominado de ‘cemitério’”
c “Uma bola de futsal específica da categoria e do campeonato disputado”
d “Totalizando 15 jogadores em cada equipe”
e “Deverão ser demarcadas as linhas da área de meta”

3 Em outra aula, o professor desejava fazer um jogo de queimada com alguns alunos, mas mudando algumas regras para explicar as características do jogo. Quando ia para a quadra, descobriu que estava molhada pela chuva do dia anterior, mas o pátio do lado já estava seco. A turma tinha 40 alunos, mas 8 estavam com algum problema de saúde e não participaram. Começaram o jogo no pátio, com 32 alunos jogando. Quais características do jogo foram mudadas pelo professor para que a queimada acontecesse?

a Material e Local
b Local e N.º de jogadores
c Formação e Material
d Formação e Local
e Material e Formação

4 Durante o jogo de queimada, um aluno recebeu a bola e lançou com força para queimar alguém do time adversário, mas os jogadores da outra equipe foram ágeis e conseguiram desviar-se da bola. Marque a alternativa que traz a capacidade física mais usada pelo aluno que lançou a bola e a mais usada pelos alunos que se desviaram:

a Flexibilidade e Resistência
b Velocidade e Coordenação
c Resistência e Força
d Velocidade e Flexibilidade
e Força e Agilidade

5 A Ginástica é um assunto diferenciado se pensarmos nos esportes que mais são comentados na TV, nos jornais e na internet. Com os estudos sobre esse esporte individual, entendemos como a Ginástica surgiu e os tipos de atividades que fazem parte dela nos dias de hoje. Identifique qual alternativa abaixo não possui relação com a Ginástica:

a Exercícios para a saúde
b Saltos
c Aparelhos
d Acrobacias
e Dribles e arremessos

QUESTÕES DISSERTATIVAS

Relembre o nome de 1 (um) dos seis princípios operacionais dos esportes coletivos de ataque ou defesa e dê um exemplo de quando ele ocorre em um esporte coletivo de sua preferência.

A Ginástica Artística (GA) é uma modalidade formada por várias provas realizadas sobre aparelhos. Cite o nome de 1 (um) aparelho da GA, diga se ele é usado por homens, mulheres ou homens e mulheres e apresente quais elementos de movimentação estudados (equilíbrios, rotações, apoios e saltos) são usados no aparelho.

Abraços a todos!!! Obrigado pela visita e não esqueçam de deixar seus comentários.

2 comentários:

  1. Olá Guilherme.
    Fique tranquilo que agora irá ter eleições e todos os problemas dos professores como falta de material e outras precariedades no ensino publico vão acabar ...Será???
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Difícil... as melhorias no setor público vem a passos lentos e bem curtos. As revoluções são feitas por quem está ali no chão da escola, pequenas, mas consistentes. Obrigado pelo comentário e pelo apoio, Alfredo!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...