segunda-feira, 16 de maio de 2011

Em aula


Vou dar uma pausa nos textos mais práticos. Logo escrevo mais sobre os conteúdos da Educação Física na escola, tem algumas experiências interessantes acontecendo...

Hoje quero escrever sobre o estar em aula. Quando fui aluno, as aulas não tinham um formato muito convidativo: eu e meus colegas sentados em fila, o professora falando na frente, enchendo a lousa com textos, questões e outras tarefas. Mais para o fim do ensino fundamental, tive a oportunidade de estudar em salas ambiente, carteiras organizadas em círculo, em grupo, foi muito animador! Boas memórias...

Quando lembro desses dias de aluno, sinto ainda mais vontade de transformar o meio da sala de aula de maneira a fazer os alunos tomarem parte. Facilmente tornam-se passivos, alheios ao que se fala e faz: as mesas e cadeiras não são confortáveis, ninguém consegue permanecer focado por tantos minutos (ainda mais quando se é jovem e a virtude da paciência é algo raro) e a sala é apertada, suja e sem graça.

Mesmo com o desejo de mudança, o sistema oprime: tenho 50 minutos e perder 20 deles arrumando mesas e cadeiras é improdutivo. Me resta levar uma dinâmica em que eles participem o tempo todo, propondo perguntas, exigindo opiniões, fomentando reflexões, os chamando pelo nome, apontando boas soluções e levando as verborragias no bom humor de sempre.

Poderia ser melhor ainda, com uma sala de aula especialmente preparada, mesas em círculo, muito material para ser visto, revisto e manuseado, uma quadra legal, salas de dança... O ideal não alcança o real por muito. Mas o professor comprometido em tornar aqueles minutos mais agradáveis, pode apostar, sempre estará presente (eu falo de mim mesmo!).

Talvez seja a paixão pelos conteúdos de que trato (basquete e esporte coletivo), às vezes mais, às vezes menos perceptível, mas tenho sentido os alunos mais próximos nestas últimas semanas. Que seja assim sempre, ainda estou em busca daquela maturidade profissional após os 3 anos de magistério, vai ver está chegando!!

Abraços a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...