sexta-feira, 25 de maio de 2012

Driblando a "boleiragem" com o futsal III

A sequência dos trabalhos com a modalidade Futsal na escola requer uma parada pedagógica para definir, afinal, do que se trata esse esporte. Valem soluções imagéticas como vídeos e fotos, certamente mais atrativas, ou o usual GLS (giz, lousa e saliva). O importante é construir junto aos alunos o conceito diferenciado em relação ao futebol.

Normalmente, iniciar a discussão pela origem do nome por si só atrai o interesse. O nome foge ao padrão dos outros esportes coletivos mais conhecidos em que a bola vem no nome: futeBOL, basqueteBOL, voleiBOL, handeBOL...

Conforme Vieira e Freitas (2007), as origens da modalidade remontam à adaptação do futebol de campo para espaços fechados pela ausência de espaços para jogar. Duas histórias existem para este fato: o mais provável é a regulamentação proposta por um professor uruguaio que trabalhava na ACM (Associação Cristã de Moços - originalmente, Young Men Christian Association, aquela da música do Village People!)



Fim do momento off-topic, o caso é que a modalidade foi inicialmente chamada de FUTEBOL DE SALÃO em razão dos espaços que ela ocupava. Até mesmo foi criada uma federação internacional, FIFUSA. Quando do surgimento da regulamentação e realização de torneios internacionais, a FIFA interviu no uso do nome "futebol", que seria exclusivo dela, enquanto tecia acordos e reuniões para incorporar a modalidade, até mesmo organizando paralelamente outro esporte semelhante com pequenas diferenças nas regras.

Entre idas e vindas, o futebol de salão passou a ser organizado pela FIFA e o nome foi reduzido para a contração das palavras "futebol" e "salão", chegando ao atual FUTSAL!

Valorizar nesse processo a criação de outra modalidade, diferente em suas características, movimentos de jogo e dinâmica vai trazer questionamentos. Costumo montar um quadro informativo:

FUTSAL

Origem: surgido pela falta de campos de futebol, que era jogado em espaços fechados, por volta dos anos 1930 na América do Sul.

Objetivo: Acertar a bola na meta adversária um maior número de vezes que os oponentes.

Movimentos fundamentais: (aqui vão exemplos, dados pelos meus alunos) Passar a bola, Receber a bola, Driblar, Chutar, Cabecear, Defender (goleiro), Roubar a bola.

Jogadores por equipe: 5 em quadra, sendo 1 goleiro, 7 reservas.

Regras básicas: Proibido o uso de mãos e braços, a não ser pelo goleiro dentro de sua área de meta. As partidas oficiais são disputadas em dois tempos de 20 minutos cronometrados. O início e reinício após a marcação de gols são feitos com tiro de saída no meio da quadra, a reposição de bolas que saem pela lateral é realizada com tiros laterais e a reposição de bolas que saem pelas linhas de fundo pode ser realizada com arremessos de meta ou tiros de canto.

Quadra:


Aqui temos informações básicas que permitem aos alunos apreciarem a modalidade minimamente. Não temos como objetivo formar atletas ou profundos conhecedores do futsal, até porque o tempo é escasso e os grupos quase sempre heterogêneos. Daqui pra frente, estaremos nos dedicando a exercitar os movimentos e organização do futsal. Abraços a todos e até a próxima!

Referências

Vieira, S. Freitas, A. O que é futsal? Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2007.
Confederação Brasileira de Futsal. Disponível em: http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/index.php. Acesso em 24/05/2012.

4 comentários:

  1. Muito bom o texto introdutório da modalidade, Fritas! Interessante que na escola a maioria de meus alunos diziam que tudo era "futebol", inicialmente. Pra mostrar como nós (professores), às vezes, não temos a magnitude da influência e responsabilidade que temos com eles, DIARIAMENTE.
    Abraços!
    Thiago Beolchi

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  2. Fala, parceiro! Partindo do básico, construímos as noções que pretendemos aplicar lá na frente. Já colho bons resultados, quem sabe melhore? Abraços!

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  3. Olá Guilherme.
    Se te interessar, tem um texto no meu blog que fala sobre essa história do futsal, acho ela bem interessante, é contada pelo professor Wilton Santana, é bem simples e dá pra trabalhar com os alunos.
    Abraços!!!

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  4. Obrigado, Carolina, li a postagem, mto legal, apareça sempre!

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