Boas! As coisas ficarão mais próximas de uma organização de jogo, iniciando pela experimentação direta do passe. O passe é fundamental ao jogo de futsal, mais que no futebol, por exemplo. Essa característica é comum aos outros esportes de quadra, uma vez que o espaço reduzido dificulta a condução e o drible.
Mais um fator para explorar como diferença para o futebol. É comum os alunos apostarem na sua habilidade individual e quererem sair carregando a bola sozinhos, sorte que a própria (des)organização dá conta de ir sentenciando essa opção a falhas constantes. Vamos ao que interessa, o estímulo ao passe!
1 - Sequências paradas
Mais analítico, mas começar do zero requer esse cuidado para entender que passar é mais que apenas se livrar da bola. Dependendo do número de bolas disponível, arme colunas frente a frente para trocas de passe e trocas de fila ("para onde passar, o aluno vai ao final da fila"). Peça o passe com o lado interno do pé e depois libere passes com o lado de fora, peito de pé, bico. Questione qual o mais preciso, qual o mais fácil... Ah, também oferece situações de domínio de bola, onde o mais seguro será pisar na bola, mantendo o calcanhar atrás dela.
2 - Bobinho
Um clássico! Com variações diversas, atende a nosso objetivo no sentido de oferecer a motivação para passar bem a bola. Preferencialmente, divida várias rodas menores. A construção de uma roda já traz a ideia de trabalho coletivo e intensifica o contato com a bola, já que ela permanece mais tempo em jogo. Variações: permitir apenas dois toques para cada jogador; permitir apenas um toque para cada jogador; proibir passes aos jogadores imediatamente ao lado; o "bobo" conquista o direito de voltar à roda quando conseguir interceptar um passe, o passador toma seu lugar; aumentar o número de bobos etc.
Jogadores do Barcelona-ESP jogando "bobinho" no treino
3 - Corrida de passes
Nesse eu adaptei a dinâmica do beisebol para estimular o passe e drible com bola. O material a ser usado é de cones, coletes para divisão das equipes e uma bola. Divididas duas equipes, uma será chutadora e corredora e outra passadora. A organização fica mais ou menos assim:
Equipe laranja: chutadora/corredora
Equipe vermelha: passadora
Setas amarelas: sentidos de deslocamento
Equipe vermelha: passadora
Setas amarelas: sentidos de deslocamento
Um jogador da equipe laranja é encarregado de chutar a bola para frente, de maneira a ultrapassar a linha de meio. Após o chute, ele deve correr ao redor dos cones colocados o mais rápido possível para voltar ao cone de onde chutou. Enquanto isso, a equipe vermelha deve primeiro buscar a bola e então iniciar passes entre toda a equipe, sem exceção. Se o corredor conseguir chegar ao início antes dos adversários conseguirem passar a bola entre toda a equipe, marca o ponto. Após a primeira equipe realizar todos os seus chutes, os papéis se invertem. A distância dos cones deve ser proporcional ao número de jogadores das equipes. Pode-se acrescentar outra bola que deverá ser driblada ao redor dos cones, os quais formarão uma figura menor, obviamente.
Exemplos com jogos que eu normalmente escolho. O prazer do jogo exige uma readequação dos modos de fazer para melhorar a participação e atingir os objetivos. O olhar do professor deve repousar sobre a questão do coletivo, a maior dificuldade atual é o trabalho em equipe. As pessoas se preocupam em atuar com êxito individual e esquecem de se preocupar com a garantia de um bem estar ao grupo que pertencem.
Junho chegou e a série vai continuar! Mais futsal nas próximas semanas. Abraços a todos e até a próxima!
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