quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mãos em jogo - propostas no handebol II

Agora, do começo. Relembrando, me espanta que uma modalidade tão empolgante fique restrita ao espaço escolar como prática esportiva. Ao handebol, precisamos ceder mais espaço e maiores possibilidades de apropriação por parte dos alunos. Nesse caso, vale mais permitir que eles entendam e encontrem a forma de jogar do que simplesmente transmitir um conjunto de "jeitos de fazer" tidos como eficazes. A noção de eficácia de cada um é que o permite envolver-se ou não pela atividade!

Primeiro, uma daquelas vivências orientadas de que gosto, seguindo a diagnóstico de impressões a respeito e um quadro informativo.

Aula 1 - Conhecendo o handebol

O lance é experimentar. Que bolas você tem disponíveis? Legal que sejam pequenas, possam ser empunhadas (seguras apenas por uma mão) e quiquem, mas nem tanto. Se estiver difícil, adapte bolas de meia, quebram o galho!

Atividade: Proponha trocas de passes e arremessos em direção ao alvo - será que eles sabem que no handebol se faz gols? Não se surpreenda se alguns tentarem cestas na tabela de basquete!

Agora, uma conversa: Quem já jogou handebol? Pode explicar como é? Parece com algum esporte que vocês conhecem? Quais as semelhanças e diferenças? Quantos jogadores? Já viu esse esporte na televisão?

Com alguns esclarecimentos básicos, vamos fazer a construção daquele quadro informativo que uso para as modalidades coletivas. Como sugestão, e se for possível, trabalhe com os alunos a pesquisa a respeito dessas informações. No meu caso, eles apresentam dificuldades absurdas na seleção e interpretação de dados contidos em textos.

Atividade: Em texto previamente selecionado/elaborado ou por meio de pesquisa na internet, os alunos deverão encontrar as informações que completam o quadro a seguir:


HANDEBOL
Significado do nome oficial =
Origem =
Objetivo =
Movimentos fundamentais = 
Regras básicas = 
Quadra de jogo =

Minha vez, minha vez, posso responder a primeira na lousa?!
Significado do nome oficial = "hand" significa MÃO e "ball" significa BOLA.

Origem = na Alemanha, pelo professor Karl Schelenz, em 1919 (Wikipedia)
Objetivo =Arremessar a bola com as mãos fazendo com que ultrapasse a linha de fundo no espaço delimitado pelas metas.
Movimentos fundamentais = Passe, Arremesso, Empunhadura, Ritmo trifásico, Finta, Drible

Regras básicas = Duas equipes de 7 jogadores, sendo um deles o goleiro. Deve-se usar as mãos para tentar marcar gols. Somente o goleiro pode permanecer dentro de sua área e ele pode defender com qualquer parte do corpo.
Quadra de jogo =

Para começar, até que está razoável. O final dessa primeira dinâmica de aula pode conter um vídeo com algumas belas jogadas de handebol ou mesmo trechos de partidas, tudo muito fácil de achar no Youtube!

Abraços e até a próxima!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Mãos em jogo - propostas no Handebol I

Demorou, mas eu consegui motivos para abordar um novo tema aqui no LUDocência. Parece uma obviedade, afinal o handebol deve ter feito parte da vida escolar da maioria dos estudantes de graduação (cada vez menos!) e professores de Educação Física, não faz tanto tempo, era o esporte mais praticado nas escolas. Não sei como está essa estatística hoje, mas eu particularmente joguei muito handebol!

Na escola, fui ponta direita e esquerda por algum tempo, mas acabei ficando como goleiro mesmo. Diria que ao goleiro cabe um papel meio ingrato (sofre muitos gols sem poder evitar!), o qual é também um dos maiores atrativos dessa modalidade. O uso das mãos apresenta infinitas possibilidades de manipulação da bola e admite jogadas plasticamente espetaculares!


Infelizmente, atualmente não não percebo a devida valorização desse esporte empolgante, tanto na mídia quanto na prática. Inclusive desenvolverei meu TCC da especialização nessa temática. Então aqui teremos uma prévia das atividades que trabalho em aula, pensadas para ampliar as possibilidades de movimento e tornar o handebol uma opção comum, mais próxima do futebol, basquete e voleibol na preferência da criançada.


Conto com a participação de vocês aqui. Abraços a todos e até a próxima!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aprimorando habilidades e competências

Boas! A ausência de postagens (espero que sentida) nestas últimas semanas tem vários motivos: a readaptação ao ritmo de trabalho, uma certa crise de criatividade e, principalmente, aos cursos que venho realizando.

Existem alternativas para o professor continuar estudando, exercer a prática docente requer uma contínua reciclagem daquilo que ensinamos. A combinação dessas duas situações orienta minha atuação ao longo dos anos (não são tantos, mas vividos plenamente!) e hoje recai sobre essa intenção a jornada de dupla de trabalho.


Primeiro, me inscrevi para cursar a especialização à distância oferecida pela UNICAMP, em convênio com a Secretaria de Educação. Chegando à reta final, com a definição do tema do TCC e cursando ainda outras duas disciplinas, o tempo vem se tornando escasso e precisei reformular o currículo na escola para atender ao tema escolhido.


Lá pelos idos de maio, surgiu um novo curso sobre Aula Interativa, recurso disponível nas escolas de minha Diretoria de Ensino (lousa digital e netbooks). Também à distância, mas ainda assim com demanda de participação nos fóruns, questões e atividades de elaboração.


Ainda cogitei cursar alguma disciplina na EEFE-USP, mas abandonei o projeto porque não teria tempo disponível. Quem sabe voltar à universidade no ano que vem, por enquanto preciso terminar com esses cursos para ter mais ferramentas a oferecer aos alunos e evoluir profissionalmente. Infelizmente, ao professor é oferecido pouco tempo em sua jornada de trabalho na participação em cursos, raramente realizados em horário de trabalho, pouco divulgados e desvalorizados quando o docente percebe sua remuneração.


Acredito que teríamos melhores escolas e melhores alunos se os melhores cursos fossem realizados da melhor forma. Somando-se uma melhor gestão a uma maior valorização profissional, os bons professores deixariam de fugir do trabalho na escola pública. Por enquanto, vou fazendo o que posso!

Abraços a todos e até a próxima!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...