quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mãos em jogo - propostas no handebol II

Agora, do começo. Relembrando, me espanta que uma modalidade tão empolgante fique restrita ao espaço escolar como prática esportiva. Ao handebol, precisamos ceder mais espaço e maiores possibilidades de apropriação por parte dos alunos. Nesse caso, vale mais permitir que eles entendam e encontrem a forma de jogar do que simplesmente transmitir um conjunto de "jeitos de fazer" tidos como eficazes. A noção de eficácia de cada um é que o permite envolver-se ou não pela atividade!

Primeiro, uma daquelas vivências orientadas de que gosto, seguindo a diagnóstico de impressões a respeito e um quadro informativo.

Aula 1 - Conhecendo o handebol

O lance é experimentar. Que bolas você tem disponíveis? Legal que sejam pequenas, possam ser empunhadas (seguras apenas por uma mão) e quiquem, mas nem tanto. Se estiver difícil, adapte bolas de meia, quebram o galho!

Atividade: Proponha trocas de passes e arremessos em direção ao alvo - será que eles sabem que no handebol se faz gols? Não se surpreenda se alguns tentarem cestas na tabela de basquete!

Agora, uma conversa: Quem já jogou handebol? Pode explicar como é? Parece com algum esporte que vocês conhecem? Quais as semelhanças e diferenças? Quantos jogadores? Já viu esse esporte na televisão?

Com alguns esclarecimentos básicos, vamos fazer a construção daquele quadro informativo que uso para as modalidades coletivas. Como sugestão, e se for possível, trabalhe com os alunos a pesquisa a respeito dessas informações. No meu caso, eles apresentam dificuldades absurdas na seleção e interpretação de dados contidos em textos.

Atividade: Em texto previamente selecionado/elaborado ou por meio de pesquisa na internet, os alunos deverão encontrar as informações que completam o quadro a seguir:


HANDEBOL
Significado do nome oficial =
Origem =
Objetivo =
Movimentos fundamentais = 
Regras básicas = 
Quadra de jogo =

Minha vez, minha vez, posso responder a primeira na lousa?!
Significado do nome oficial = "hand" significa MÃO e "ball" significa BOLA.

Origem = na Alemanha, pelo professor Karl Schelenz, em 1919 (Wikipedia)
Objetivo =Arremessar a bola com as mãos fazendo com que ultrapasse a linha de fundo no espaço delimitado pelas metas.
Movimentos fundamentais = Passe, Arremesso, Empunhadura, Ritmo trifásico, Finta, Drible

Regras básicas = Duas equipes de 7 jogadores, sendo um deles o goleiro. Deve-se usar as mãos para tentar marcar gols. Somente o goleiro pode permanecer dentro de sua área e ele pode defender com qualquer parte do corpo.
Quadra de jogo =

Para começar, até que está razoável. O final dessa primeira dinâmica de aula pode conter um vídeo com algumas belas jogadas de handebol ou mesmo trechos de partidas, tudo muito fácil de achar no Youtube!

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...