quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mãos em jogo - propostas no handebol III

O estudo de uma modalidade coletiva não tem muito segredo quando entendido a partir das relações dos elementos presentes: o jogador, a bola (implemento), companheiros de equipe, jogadores adversários e o espaço de jogo (incluindo os alvos). A complexidade aumentando conforme o desenvolvimento do tema!


Foi assim quando tratamos de basquete, vôlei e futsal, não será diferente no handebol! Mas vamos trazer algumas novidades para agitar e motivar ;) A única ressalva que faço é com relação à aplicação das regras específicas da modalidade oficial. Muitas vezes é nesse preciosismo esportivo que uma modalidade não cai no gosto das pessoas, o envolvimento inicial morre na cobrança exagerada de aprender que só são permitidos três passos ou não se pode nem pisar a linha da área!

Aula 2 - Passe e Drible

Embora as situações não fiquem assim tão separadas, vamos explorar possibilidades em passar e driblar no handebol.

- Donos da rua: 

Organização - dividir um espaço com uma linha central. O grupo é dividido entre pegadores, postados na linha central do campo de jogo, e atravessadores, localizados nas extremidades do campo, sem uma proporção fixa: mesmo número, superioridade, inferioridade, um contra todos... 
Desenvolvimento - A metade de cada lado deve tentar passar pelos pegadores com a bola dominada (segura nas mãos ou em drible). Permitir a criação das estratégias que forem consideradas mais adequadas para tentar superar os pegadores do centro e chegar ao lado oposto, o ao que deverá ser devolvida a bola com um passe.
Variações - O jogador que tenta atravessar é interceptado (tocado) e deve retornar ao local inicial; O jogador tocado troca de papel com o pegador; A bola pode ser passada, sendo que somente o jogador em posse da mesma poderá tentar atravessar e/ou ser pego; A travessia só pode ser realizada por meio do drible; O passe que devolve a bola deve ser feito no alto; O passe que devolve a bola deve ser feito com um quique no chão; O pegador que conseguir interceptar a bola troca de papel com o último a tocá-la; aumentar o número de atravessadores; aumentar o número de pegadores, dentre outras possibilidades.

- Bola no pivô

Organização - em espaço delimitado, determinar duas áreas restritas onde somente um jogador poderá permanecer. Duas equipes serão divididas e iniciam o jogo do lado oposto ao seu representante isolado na área (pivô).
Desenvolvimento - A equipe com a posse da bola busca trocar passes para que o pivô a receba, marcando um ponto. Os jogadores podem se movimentar por todo o espaço da quadra, com exceção às áreas restritas. A determinação de proibições no jogo pode ser feita no desenrolar da atividade, de acordo com situações que exijam uma reflexão por parte dos jogadores.
Variações - Os jogadores não podem se deslocar com a posse da bola; os jogadores podem se deslocar por meio do drible; só será permitido deslocar-se por meio do drible e segurar a bola uma vez; exigir determinado tipo de passe; permitir todo tipo de passe; o jogador com a posse da bola pode executar um número de passos; o pivô permanece sobre um local elevado como banco, cadeira, medicine ball (maior precisão); aumentar o número de pivôs, dentre outras possibilidades.

Equipes dispostas, Vermelho com a posse da bola objetiva trocar passes para que a bola chegue ao seu pivô, localizado dentro da área, Azul tentando recuperar a bola e impedir que chegue ao pivô adversário

O importante é que a definição dos movimentos citados na aula anterior apareça. A determinação do que pode ou não pode através dos fundamentos básicos de jogo será coletiva e situacional, conforme aparecerem nos jogos. Por meio de variações, uma das atividades poderia ser explorada por uma aula inteira sem que se extinguissem as possibilidades. Neste momento, vamos reservar o foco e deixar alguma lenha para queimar nas próximas postagens!

Volto na semana que vem com a continuação da série. Bom feriado a todos, abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Gosto muito do handebol como esporte livre, quase como o futebol, de muitas necessidades técnicas. Um espaço, uma bola e dois gols.
    Deveria ser mais aproveitado pelos jovens (e pelos docentes)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! O handebol tem peculiaridades que o futebol/futsal passa longe, sem falar no elevado número de gols. Se fosse mais praticado e divulgado, teríamos muito mais pessoas falando sobre ele. Aqui é uma tentativa ;)

      Obrigado pelo comentário, parceiro!

      Excluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...