sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Retrospectiva 2012 - parte atrasada


Sejam todos bem-vindos a 2013!

Estive ausente nesse final de ano, vou me entregar: tive preguiça de retornar a escrever entre esses meses. A rotina foi tão corrida em 2012, senti tanta tranquilidade com a não necessidade de correr para lá e para cá por causa do trabalho, acabei me acomodando...


Mas aqui estamos de volta para continuar a formular novas ideias, oferecer novas possibilidades e, principalmente, falar de Educação Física na escola!

O que ficou para falar de 2012? Eu diria que foi um ano de maturidade profissional nas frente em que atuo. Encontrei meios de otimizar o trabalho sem perder qualidade e pude observar resultados interessantes ao longo das aulas.

Na escola: novamente na jornada reduzida, assumi cinco turmas de sexto ano, recém-chegadas à escola. Consegui desenvolver todo o currículo proposto de forma razoável, embora tenha dado maior foco ao tema de minha especialização no terceiro bimestre, relegando conteúdos importantes como Ginástica a um papel secundário. Mesmo assim, nada deixou de ser realizado. O espaço das aulas dos sextos anos foi aquilo que eu planejei e também deixou a desejar, os momentos alternaram bastante, resultado do estranhamento inicial dos alunos na nova rotina e ocasionais "ousadias" pedagógicas.

O grande momento foi a seleção do trabalho realizado dentro do curso Aula Interativa, no qual desenvolvi um outro blog para que os alunos acompanhassem registros das aulas e respondessem atividades através das ferramentas do projeto. Infelizmente não fomos premiados, mas neste ano vamos participar novamente.

No SESC: Na unidade em que trabalho, a estrutura organizacional não permite grandes mudanças de escala. Na discussão de atribuição das aulas, continuei com a maioria das turmas, com destaque para a turma de Esportes para Idosos, meu xodó particular, e troquei alguns horários, ficando com aulas de Condicionamento do Corpo. Tive meu primeiro período de férias regular (no mês de julho) e concluí o curso Reeducação do Movimento. Ao final de 2012, algumas mudanças aconteceram: deixei as turmas de vôlei adulto, após dois anos, com a satisfação de dever cumprido, mesmo com a pouca experiência nesta modalidade; fiquei com a turma de futsal jovem (13 a 15 anos) às quartas e sextas-feiras, um grupo com o qual esperava trabalhar.

Na vida: entrei em 2012 na expectativa de finalmente ter a oportunidade de transferência de meu cargo no SESC, conseguindo assim conciliar a distância para meu trabalho na escola. Infelizmente, por motivos que estão além de minha intervenção, me foi negada essa chance. Estou entrando em um novo ano para a definição de meu futuro. Não sei como será até o final de 2013, pois não pretendo mais continuar nessa rotina desgastante por muito tempo.

Conto com a presença dos leitores para acompanhar novamente as postagens semanais (normalmente às sextas-feiras), andei considerando investir uma parcela maior de meu tempo ao blog, adicionando mais um dia na semana com novidades no blog, mas depende do retorno que eu consegui alcançar.

Desejo a todos um ótimo 2013, sucesso e realizações profissionais e pessoais na vida de vocês! Continuem vendo de perto a LUDocência acontecer aqui. Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...