sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação! I


Saudações a todos!

Inicio 2013 com uma nova bateria de postagens temáticas a respeito de um tema mais contemporâneo nas aulas de Educação Física Escolar. Possivelmente, você, leitor, deve ter passado longos anos nas aulas de Educação Física sem qualquer tipo de referência a atividades de ritmo. Até o final da década de 1980, o esporte era prioridade na imensa maioria dos programas da disciplina, até surgirem novas ideias, novas formas, novos tempos... Mas isso é assunto recorrente e demanda um tempo considerável para ser discutido, sigamos falando do assunto em pauta.

Trataremos aqui de tudo o que envolve o ritmo em nosso território! Não só ritmos musicais e danças tradicionais, mas também festas e folguedos populares, comemorações folclóricas e manifestações contemporâneas que viram a cabeça da molecada aqui no Brasil.


Conhece todas as que estão representadas na fotografia?
Créditos: http://abambae.blogspot.com.br/

Por englobar essa infinidade de atividades, concordo com a adoção do título "manifestações rítmicas" pelo currículo oficial das escolas estaduais de São Paulo. Só simplifico a questão da palavra "rítmicas" por "de ritmo", para que eles se acostumem com o termo de forma mais natural se comparada à imposição de um vocábulo complicado e distante do cotidiano.

A cara desse estudo considera as influências recebidas pelos povos que chegaram ao Brasil em seu processo histórico, os povos que já moravam aqui, os povos que moram por perto e a atual circulação da informação pelo mundo que continua modificando e criando novas maneiras de se manifestar através do ritmo. Informar para dissipar preconceito é fundamental, mas também cabe ao professor entender que os alunos tem muito a dizer sobre dançar e sobre ritmo, principalmente os contemporâneos.

Antes disso, eu queria ter escrito mais sobre os trabalhos iniciais com ritmo, mas vou deixar para o final do ano, para ficar em paralelo com as aulas dos sextos anos, me cobrem! Por enquanto, ficamos por aqui. Na próxima semana, trago as sugestões de atividade iniciais.

Obrigado por continuarem visitando o blog, espero trazer mais novidades em 2013. Abraços a todos e até a próxima!

Um comentário:

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...