sexta-feira, 17 de maio de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação V

Boas! Passei por uma séria crise de criatividade nesse período sem postagens... Me faltava ímpeto e motivação, não encontrava mais o que escrever e pensei em alguma novidade que me trouxesse maior compromisso com este blog. Assim, novidades estão por vir!

Em tempo, vou dar continuidade à série sobre manifestações de ritmo.

Vamos discutir um pouco a respeito de ritmos e danças mais contemporâneos: axé music e funk. O principal motivo para serem trazidos é mostrar a evolução dos ritmos ao se misturarem e ressurgirem como novas manifestações para cantar, ouvir e dançar.

Axé Music

Surgida pelos idos de 1980, nas ruas de Salvador, misturou alguns ritmos já existentes como frevo, forró e as guitarras elétricas em uma batida contagiante e dançante que encontrou nos trios elétricos o veículo perfeito para arrastar multidões "pulando que nem pipoca".

Letras românticas, animadas, coreografadas, todas fazem muito sucesso e os intérpretes são aclamados como ídolos, gerando muita disputa pelos abadás usados nos blocos do carnaval e das micaretas (carnaval fora de época). Vale apenas um cuidado com algumas vertentes muito sensuais, o debate a respeito deve ser bem pensado, sugiro ficar apenas com as bem humoradas e leves! Deixo uma sugestão que permite até mesmo a criação de coreografias simples...

Tchakabum - Tesouro do Pirata (Olha a Onda!)
Festival de dança, Colégio São Domingos. 2010. Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KwHUthF6Tqk


Funk

O funk conhecido aqui no Brasil difere bastante do funk original, nascido nos EUA e mais próximo dos ritmos R&B, soul e jazz. O funk é caracterizado por uma batida rítmica dançante e contagiante, o principal representante do funk "original" foi James Brown.

Para diferenciar desse funk americano, o nome adotado é "funk carioca". Esta manifestação originou-se do ritmo conhecido como "Miami Bass", com batidas eletrônicas e músicas erotizadas, combinado ao "free style", das rimas em frases curtas com duplo sentido, normalmente de conotação sensual, aproximando-se também do "Rap" pela linguagem próxima ao cotidiano das favelas e comunidades pobres onde os bailes aconteciam.

A popularização dos bailes funk, nos quais os ritmos tocados eram o soul e black music, entre os anos 1970 e 1980 chegou aos anos 1990 com alguns artistas funkeiros se apresentando em programas de grande audiência na televisão. Latino, Cidinho e Doca, MC Maluco trouxeram a primeira onda, quando a chegada dos anos 2000 foi conduzida por Bonde do Tigrão, MC Serginho, MC Tati Quebra Barraco, intensificando o alcance do funk como ritmo popular e de coreografias sensuais.

Atualmente, o funk carioca foi declarado "movimento cultural e musical de caráter popular do Rio de Janeiro" e deve ser considerado como manifestação de ritmo relevante junto ao público jovem. Recentemente o ritmo adquiriu  uma vertente batizada de "funk ostentação", cujas letras tratam de carros luxuosos, baladas caras, consumo de bebidas da moda e relacionamentos e originam-se principalmente do estado de São Paulo.

O histórico aqui apresentado é importante para contextualizar a respeito das transformações e combinações que contribuem para o surgimento das manifestações rítmicas, devem ser discutidas com os alunos, assim como problematizadas as letras e coreografias sensuais: Faço porque é o movimento que entendo ser mais adequado para mim ou só reproduzo algo que não possui significado e me coloca em situação constrangedora?

Sugestões de músicas de funk: 


Rap do Silva (MC Bob Rum)


Conquista (Claudinho e Buchecha) - http://www.youtube.com/watch?v=DOZM3L-bkzw
Ela é Top (MC Bola) - http://www.youtube.com/watch?v=OI09qNY3Fng
Tamborzão (MC Koringa) - http://www.youtube.com/watch?v=_4gMJ_1tTr0

Aqui ficamos com o fim das sugestões de trabalho. Escolhi algumas que entendo serem interessantes, mas todas as outras manifestações podem ter seu espaço, depende bastante do tempo disponível e do diagnóstico realizado junto a turma.

Semana que vem trago uma proposta de avaliação neste tema para encerrar a série, finalmente! Tardo, mas não falho! Abraços a todos e até a próxima!

Um comentário:

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...