sexta-feira, 22 de março de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação IV

Continuamos a falar de manifestações de ritmo genuinamente brasileiras. Depois de trazer algumas ideias sobre forró e frevo, hoje teremos uma ideia a respeito da chula (RS), catira (SP) e carimbó (PA).

As lanças usadas na chula
Fonte: http://gramadomagazine.com.br/revista/revista1.php?c=75

Chula - dança tipicamente gaúcha, praticada por homens (desde muito tempo, embora os tempos sejam outros) e caracterizada por sapateios, saltos e giros executados ao longo de uma lança colocada no chão e acompanhados pelo toque do acordeão. O surgimento desta manifestação vem da competição entre os homens, desafios de habilidade, agilidade e força que deveriam ser repetidos pelos adversários. A sugestão é deixar a criatividade acontecer ao redor de cabos de vassoura ou o que estiver a mão...


Catira - guarda algumas semelhanças com a chula, talvez pelas mesmas influências europeias: sapateados e saltos de bastante agilidade executados por homens (novamente, novos tempos, ilustrados no vídeo). As diferenças residem no fato de incluir as palmas entre os movimentos coreográficos, acontecer em grupos normalmente dispostos em colunas e no acompanhamento musical protagonizado pela viola. Ocorre em São Paulo, Minas Gerais e também na região Centro-Oeste.


Carimbó - originária do Pará e com traços das culturas indígena e africana, é visualmente marcada pelas saias rodadas das mulheres que fazem movimentos amplos enquanto as dançarinas executam giros.

Dançando Carimbó - Thaís Ibañez
Fonte: http://quadrosthaisibanez.blogspot.com.br/2011/11/dancando-carimbo.html

Homens e mulheres participam dessa manifestação marcada pela percussão forte dos tambores e atualmente influenciada também pelo toque da guitarra e instrumentos de sopro.


Vale reforçar que a apresentação das manifestações de ritmo precisa guardar relações estreitas com a informação a respeito de suas origens, região em que ocorre, vestuário, participação e instrumentos musicais que acompanham. A prática pode ser acompanhada dessas informações e pode estimular uma pesquisa mais específica. Fica a critério do docente definir a que ponto vai conduzir o trabalho, só não devemos deixar de enriquecer as experiências e ampliar os horizontes relacionados ao ritmo, uma vez que a principal influência atualmente fica a cargo da mídia e ela não faz muito esforço para valorizar aquilo que temos de nosso.

Reservo mais uma postagem para trabalhar manifestações de ritmo mais contemporâneas como o axé music e o funk carioca, para então encaminhar uma proposta de avaliação. Continue acompanhando a série. Obrigado pelas visitas, abraços a todos e até a próxima!

2 comentários:

  1. A música traz com ela muita cultura, e só saber colher!

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    Respostas
    1. Ainda mais no Brasil, com tanta música e tanta dança diferente! A função da EF Escolar é oportunizar experiências diversificadas.

      Obrigado pelo comentário, mano!

      Excluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

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