sábado, 23 de fevereiro de 2008

Boa tarde, pessoal, meu nome é Guilherme, professor de Educação Física...

Como foi a primeira semana à frente das minhas 7 turmas? Tive momentos muito bons e alguns que me deram a certeza de ter trabalho por fazer.

Na segunda, as aulas não aconteceram conforme combinado entre os professores da área, já que definiríamos em reunião algumas diretrizes de trabalho em comum. A terça era reservada para as duas turmas de treinamento, que ainda não estão organizadas, começam somente na semana que vem. A quarta-feira, finalmente, minha estréia em classe. E foi um pouco difícil, estive meio nervoso, porém, não foi a tensão a justificativa para as dificuldades.

Não sei se posso chamar de dificuldade, afinal... Bem, eu não sei. O fato é que entrar em classe, me apresentar, saber o nome dos alunos e o que eles gostavam de fazer (brincadeiras, jogos e afins) correu bem, até o momento em que eles ficaram sabendo que não sairíamos da sala naquela semana, assim como na próxima. E vai o professor desenrolar um papel com normas para a aula de Educação Física:

1 - Aguardar o professor em sala e em silêncio.
2 - Ao sair da sala, sair de forma organizada, sem atrapalhar as outras classes.
3 - Se possível, vir de tênis e roupa confortável.
4 - Durante a aula, saber ouvir e saber falar.
5 - Respeitar o professor, colegas e funcionários da escola.
6 - Utilizar os materiais com cuidado e devolvê-los corretamente.
7 - Não correr para outro espaço da escola, não subir em grades, pilares e traves.
8 - Os cinco minutos finais da aula serão sempre usados para ir ao banheiro lavar as mãos e beber água.
9 - Se estiver machucado/doente e não puder participar das atividades, avisar o professor.
10 - Problemas de indisciplina e mal comportamento serão tratados com a direção fora da aula.

E foram 50 minutos tratando desses temas e tentando controlar a incapacidades das turmas em focar-se em algo tão chato durante todo o tempo. Tarefa quase impossível... Fiquei chateado em frustrá-los (podia ver nos rostos de alguns o quanto), mas, por outro lado, o momento foi bom para saber quem são aqueles que podem tumultuar ao longo do ano. Pouquíssimos. Assim, as duas 2ª séries e as três 4ª séries tiveram a primeira aula de Educação Física do ano.

Não sou um seguidor convicto de João Batista Freire, mas ao ler "Educação de Corpo Inteiro", há algo que ele trata de forma impecável: a inadequação do formato de uma sala de aula, fixa, imóvel e incomodamente cerceadora do direito de se movimentar. A natureza da criança, ao que me parece, implora por experiências diversas, experiências não só de conhecimento de conteúdo escrito e falado, mas principalmente motor. Se eu pudesse, teria feito dessa aula algo melhor, mas numa escola com mais de 600 alunos por período é preciso abdicar de alguns privilégios e opções didáticas para um melhor funcionamento.

Quinta-feira foi dia de começar na outra escola, onde darei aulas na 1ª e 2ª séries. Conversei mais brevemente sobre as tais regras e levei-os para a quadra, onde brincamos de duas brincadeiras de roda, uma delas sugerida pelos próprios alunos. Consegui ainda fazer um fechamento falando sobre os diferentes movimentos e seu uso, embora nas duas turmas eu tenha alguns pequenos mais agitados ou de comportamento inexplicável. Foi tranqüilo.

Na sexta, aulas com as quartas séries novamente. Programei mais uma aula em sala, agora com uma atividade para tentar deixar o ambiente menos parado: escrevi em pedaços de papel algumas palavras (ex: jogador de basquete, jogador de xadrez, nadador, fazendo faxina, cozinhando...) e distribuí entre eles, nas classes maiores pedi que se organizassem em duplas (grata surpresa, correu bem, apesar de alguns não quererem participar). A proposta era apresentar aos colegas, por meio da mímica, qual a palavra que eles tinham em mãos. O restante do grupo deveria adivinhar, o que foi meio fácil, já que eles mesmos contavam ou deixavam os colegas lerem. Aqueles que tiveram dificuldade, auxiliei no que pude quanto à leitura e entendimento.

Foi ótimo. No início, puxei um alongamento com todos para descontrair o clima, deu muito certo, principalmente na 4ªK, que tem a aula segmentada pelo intervalo (20min antes e 30min depois, explico o funcionamento da escola em outro post). Após conseguir o silêncio, eles se interessaram, se divertiram, tentaram adivinhar as palavras dos colegas e, ao final, concluí resgatando o que havia sido demonstrado na frente e as diferenças entre cada movimento.

4ªJ e 4ªK, ok. Mas na 4ª I foi difícil, começando com um sermão de 20 minutos, combinado com seguidas interrupções de alguns alunos "revoltados" por não sairmos da sala. Estes são alunos mais velhos, "atrasados" segundo a cronologia escolar e precisam ser recolocados através de um trabalho diferenciado, pois com 12 e 13 anos em uma sala de maioria entre 9 e 10 anos, eles exercem uma liderança extremamente negativa e mesmo quando não lideram, prejudicam o andamento das atividades. Dificuldade em conseguir explicar o que faríamos, em conduzir as atividadesm eu tinha uma sala divida em duas: a metade dos meus alunos "agitados" e a metade daqueles que estavam me ouvindo. Ainda busco uma solução para o caso e colaborações são bem vindas.

A semana teve muitas conquistas! Espero continuar melhorando e a minha expectativa não pode ser melhor para a semana seguinte, pois vi que o trabalho pode ser feito de forma satisfatória.
Preciso preparar os planejamentos das turmas e das aulas de treinamento para entregar à direção das duas escolas e embora tenha quase tudo montado, colocar no papel e adaptar a idéia à realidade de cada momento é complexo. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Oi,Gui!!!
    Que legal a iniciativa de ter esse Blog para compartilhar suas experiências docentes...
    Parabéns!
    É realmente um desafio, mas é um "saboroso" desafio!
    Lembre-se da eterna dialética entre aprender e ensinar... A todo momento estará aprendendo e ensinando... Um eterno compartilhar!!!!
    Sugiro o livro "Pedagogia da autonomia", de Paulo Freire em que ele coloca muito bem sobre esse tema...
    Saudades!
    E parabéns pelas suas conquistas!
    Um forte abraço, Carol.

    Esse ex-estagiário SESC vai looooonge!!!!!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...