sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Os primeiros passos de um caminho que ainda não começou

É com muito prazer que inauguro este blog! Não tenho a pretensão de me tornar um sucesso de crítica e leitura, muito menos quero "bombar" na net. A intenção é ir compondo um dia-a-dia de um professor ingressante na rede pública de ensino, compartilhando experiências e tentativas de um recém-formado em Educação Física em aulas para o Ensino Fundamental.

Bom, inicio então as postagens a partir deste marco: minha posse no cargo de Professor de Educação Básica II - Educação Física na E.E. Profª Celeste Palandi de Mello, que ocorreu ontem à tarde. Entregue toda a papelada, manuscritas as declarações, assinados os papéis, feito. A má notícia (que não seria de todo ruim, como esclarecerei na seqüência) foi ter conseguido somente 16 das 20 aulas da jornada inicial na escola, o que implicou em ter de buscar complementação em outra unidade escolar.

A sorte n°1 foi estar na companhia de meu digníssimo pai, um honrado secretário escolar desde 2003, competente em sua função e conhecedor dos atalhos. Sob seu auxílio, fomos até a E.E. Luiz Galhardo onde estava acontecendo a centralização do processo de atribuição de aulas, com a entrega dos saldos. Meu pai encontrou lá uma supervisora da diretoria de ensino conhecida sua, explicou minha situação e ela foi muito solícita ao me orientar.

Foi interessante entrar de "gaiato" nessa parte burocrática da educação: diretores e secretários das escolas estaduais de Campinas entregando centenas de envelopes com as aulas que já tinham professores e outras que ficariam para complementação/suplementação de jornada. Acompanhei a supervisora Maria até a sala onde estavam as folhas de saldo e encontrei turmas em escolas próximas à minha casa, o que foi muito animador. No entanto, sem saber quantas eram e em qual período aconteceriam as minhas aulas, não poderia tê-las atribuídas para mim. A solução foi esperar pela chegada do diretor da Celeste...

Muita espera (eu não era o único professor da escola com problemas de atribuição) e fui um dos últimos a sair do Galhardo, mas consegui! Duas turmas (as quatro aulas que faltavam) na E.E Antônio Pacheco, no bairro vizinho ao que eu moro.

Um primeiro dia como professor que valeu pelo aprendizado pela forcinha paterna. Hoje, fiquei sabendo de mais uma turma na escola onde fiz estágio na ano passado, também próxima a minha casa, quem sabe mais uma forcinha? Tudo está evoluindo melhor do que eu esperava!

Dia 11/02 está marcado o retorno previsto para planejamento. Aguardarei com ansiedade. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Bom, vou estrear este blog fazendo seu primeiro comentário. A começar que este nome é bastante cativante e digno das idéias que ele prega. A Ludocência é algo que tem tudo para se tornar o espírito de nossas vidas como professores. Desde já quero dizer que tenho total confiança no trabalho que está por realizar e que pode contar comigo para tudo.
    Estarei sempre presente aqui no blog.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...