segunda-feira, 10 de março de 2008

Reconhecimento de campo

Saudações. Uma semana atribulada, sem ser tão cansativa.

Com as aulas na Unicamp retornando, o meu tempo vai se tornar um pouco mais escasso, embora duas disciplinas não sejam uma carga assim tão expressiva, penso eu. Nas escolas, eu busquei continuar oferecendo experiências de conhecimento do movimento em todas as turmas, tanto para saber o que eles já conhecem/fazem/gostam como para ir introduzindo a idéia de uma Educação Física como área de estudo diferenciada. Os resultados gerais têm sido ótimos. No geral...

O mês de março foi o pontapé inicial para entrar de cabeça no planejamento das aulas e das turmas de treinamento (essas ainda inativas, pretendo resolver tudo até quarta-feira para começar na próxima semana). A segunda-feira com as segundas séries do Celeste foi bem tranqüila, todos pareceram gostar das aulas, com os mesmos insistindo em não querer participar ou estarem sem vontade. Apliquei as mesmas atividades de sexta-feira e funcionou muito bem, inclusive o "Siga o mestre", de muita criatividade.

Na quarta, mais dificuldade. Organizei uma atividade para verificar como andava a lateralidade das turmas: um circuito de "trânsito" desenhado com giz. As crianças se agruparam em trios enfileirados e eram os "carros", sendo que o aluno do meio dirigiu o primeiro com toques nas costas. Apesar da desorganização inicial, a turma se entendeu e o exercício final, o qual apelidei de "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" fez bastante sucesso. Nota para a dificuldade que eles ainda apresentam em se organizar para ouvir e conversar sobre a aula, levamos 10 minutos para conseguir sentar em círculo. Na 2ªH foi quase impossível aplicar as atividades, eles se mostravam muito agitados, o que me levou inclusive a prometer deixá-los em sala na próxima aula.

As turmas de 4ª séries se mostraram mais receptivas aos exercícios do que eu imaginei, já que adaptei os mesmos exercícios das turmas menores, agora pensando mais na questão do corpo em movimento e suas variações. A turma mais problemática (não sei se posso chamá-la assim, pois são aquelas 3 ou 4 lideranças negativas que atrapalham o andamento da aula) foi uma das mais interessadas durante toda a aula, talvez pela ausência de alguns dos alunos mais velhos. Me esqueci do intervalo das quintas séries na segunda aula (sim, a escola tem mais de um intervalo por período, são 16 salas e uma média de 600 alunos no pátio não seria recomendável) e perdi 30 minutos tentando inutilmente introduzir a atividade, no fim, eles foram participativos. A última aula de quarta-feira foi das mais produtivas em termos de contribuição e participação dos alunos. Não usei a atividade do "carro", mas a idéia inicial da travessia em apoios por grupo - por favor, peço sugestões melhores para nomear essa atividade: os alunos divididos em grupos de 3 ou 4 devem cumprir a tarefa de atravessar o espaço determinado utilizando somente o número de apoios solicitado pelo professor, tentando sempre inovar frente ao que os outros grupos executam. Muita criatividade. O "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" também foi muito bom. A sexta-feira foi um dia complicado, em resumo: travessias em diferentes maneiras de locomoção e um pega-caranguejo no final. Só não foi realizado na 4ªI, pois tive um problema sério com três alunos, inclusive levando-os à diretoria. Não foi legal, não gosto de recorrer à última instância, mas não houve outro jeito. Estes ficam sem Educação Física até abril.

Pouco a pouco, tenho conseguido ir moldando o formato de aula que pretendo conduzir. A insegurança ainda existe, e em grande parte dos momentos, mas tenho me esmerado em melhorar de acordo com o que tenho visto, percebido e identificado. Uma boa semana e até breve!

Notas da semana:

2 comentários:

  1. gostei Gui!
    realmente lideranças negativas são muito ruins em sala de aula.

    posso te dar uma dica?
    existem aqueles alunos, que são chamados de NERD's
    eu fui um deles, e os professores de educação fisica nunca nos deram tanta atenção...
    bom fica ai dica =P

    um abração!
    e boa sorte!

    Daniel "Nino" Devescovi

    ResponderExcluir
  2. Oi Gui, td bem?
    Mais uma vez estou me identificando com suas falas.Eu tenho uma 3ªsérie que tb tem dois alunos lideres q tentam boicotar a aula da turma toda... eu ainda nao sei como agir com as figuras, mas muitas vezes, os chamo para ser meus "assistentes", as vezes dá certo, as vezes não. Na quarta série esta tática esta dando certo com dois cidadaos de comportamento semelhante,mas nao sei ate qdo rsrsrs
    Gui,eu nao tenho seu email depois me manda pelo orkut,pois queria te mandar umas reportagens q achei interessante.
    Por enqto eh isso
    Um bjo
    Ju

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...