quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As alegrias de tudo em nada

Hoje é o dia em que vou acertar minha função como Professor Social na Prefeitura de Sumaré. Uma surpresa tão agradável fazia tempos que eu não tinha... Mais uma oportunidade profissional! Tem vezes que eu me pego pensando se tudo isso o que acontece comigo não é muito rápido ou precoce, afinal, de saída, eu sempre estive "adiantado" na escola pela data do meu nascimento. No final do meu curso no Cotuca, prestei um vestibular sem grandes pretensões e o bom ensino médio turbinado com semanas de estudo pesado me levou a uma vaga na Unicamp para estudar o que eu tanto desejava. No final da minha graduação, um concurso antigo chamou de novo os aprovados e eu pude ser empossado como professor efetivo no Estado...

Fico feliz com essas conquistas que venho tendo desde sempre... Mas não tenho tanto orgulho, nem acho que sou melhor que alguém. Não sou prepotente a tal ponto, não é da minha índole e quem me conhece sabe disso. Talvez eu deva ter pulado algumas etapas e acelerado um ou outro período de experiências, mas não me arrependo e, principalmente, valorizo o que eu construí antes usando aquilo que tenho de melhor: a capacidade de me comprometer seriamente com um objetivo.

Isso não porque eu quero ganhar dinheiro, nem porque eu viso realmente alcançar sucesso e fama ou ainda porque eu esteja somente retribuindo à sociedade o investimento realizado na minha formação. É porque a sinceridade que as crianças demonstram para comigo todos os dias é algo que não encontro em outras instâncias da minha vida pessoal. Elas sabem o que querem, sinalizam quando não estão contentes com uma situação e, finalmente, abandonam o jogo sempre que não querem participar. Não há nada pior que fingir estar no jogo e deixar no mão os companheiros de equipe e adversários. Isso delas vale que eu perca horas a fio pensando em quais experiências teremos na próxima oportunidade juntos. Vale demais.

Tem gente que não vai entender... Tem gente que vai. Na minha vida, nunca houve espaço para dúvidas. Agora, eu sinto que não tenho certeza sobre alguma coisa justamente porque não é com as crianças que lido. Ou talvez seja. O certo mesmo é que eu estou louco para encontrá-las, as crianças. Elas sim me dão alegria e se me decepcionam é porque estão aprendendo.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Também já fui professor da área escolar, porém hoje tracei novos rumos profissionais. Apesar de todas as dificuldades encontradas no Ensino, sem dúvida alguma o grande alento são nossos alunos, o principal motivo de sermos professores. Que esse amor pela profissão seja o estímulo para novos educadores que irão surgir.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabiano! Obrigado pela visita e pelo comentário... O interessante é que essa conclusão sobre as crianças, por mais óbvia que seja (como criança é um negócio legal!), só veio à tona para mim quando me decepcionei de alguma forma no mundo adulto. Ser criança é mais gostoso, melhor e mais fácil. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Guilherme. Não te conheço mas estou imensamente feliz por ter encontrado o blog que você escreve. Essa postagem também serve para mim. O que mais me fascina no meu trabalho com Educação Física é exatamente essa alegria que as criaças transmitem nos seus jogos lúdicos. Isso é o que faz a diferença entre as nossas aulas e as aulas das outras diciplinas curriculares. A falta de respeito dos nossos governantes para nós educadores é igual aí em Campinas como aqui em minha cidade(Ceará-Mirim) e estado(RN).
    Um abraço amigo. Estou muito feliz por ter encontrado o Ludocencia. Vou acessar um link dele no "Esporte e Saúde" para outras pessoas de minha cidade acessá-lo também.
    Pedro Torres da Rocha
    Ceará-Mirim/RN.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...