quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O que foi fato

Alguma vez você já fez o exercício de rebobinar a fita e lembrar das coisas que, mesmo dando errado, foram fundamentais para tudo o que você fez em seguida? Não? Bom, é... Eu também não. Mas resolvi tentar pela primeira vez hoje e vamos ver no que vai dar!


Pra iniciar, nada poderia ser mais marcante: meu transporte movida a pedaladas. Depois da feliz notícia de minha remoção e após verificar que a distância entre o local e minha casa não era das maiores, tomei a decisão de adquirir uma boa bike para me locomover de maneira limpa e saudável. Investi pesado, mas não me arrependi! A bike aguentou o tranco o ano todo, mostrou-se muito confortável e eficiente e só não foi usada sempre por causa das chuvas torrenciais do ano passado... Já fiz a nota mental de comprar paralamas. Nunca me esqueço da cara de interrogação dos alunos quando me viram chegando de bicicleta:
- Fessor, mas você não tem um carro, não?
- Eu até tenho, mas prefiro vir de bicicleta!
- Eita... Então deixa eu dar um rolê com ela?
- Nem pensar!
- Dá uma empinada pra gente ver!
- Até parece...

Depois, aquelas aulas do começo do ano em que tive de enrolá-los o máximo possível para fazer chegar a autorização de usar a quadra do Singular. No primeiro dia, apresentações. No segundo dia, uma conversa sobre o que eles já haviam visto nas aulas de Educação Física. No terceiro dia, apresentação dos conteúdos do ano todo. No quarto dia, introdução aos temas do bimestre. Chegou a quinta aula e eu já estava sem argumento: vamos ao pátio e damos um jeito, não é? Fracasso... Mas a partir da outra semana, tudo mudou e fomos felizes ao sair pelo portão da escola e atravessar a rua em direção ao Singular. Mesmo com o sol quente, as chuvas, o frio, os carros em alta velocidade, os alunos que ficaram para trás na escola e também no Singular, na hora de voltar.

E os materiais arremessados por cima da grade e caindo no vizinho... Obviamente, sem querer, querendo. Bambolês foram uns três ou quatro, duas bolas de meia, uma de vôlei que o cachorro furou, duas bolinhas de borracha muito boas para jogar betes. Quanto a danos e prejuízos, perdi as contas das cordas desfiadas, das bolas de vôlei e basquete chutadas, dos tacos quebrados, dos bambolês consertados com fita adesiva, das caixas de papelão usadas para transporte de material que foram rasgadas e arrebentadas e as boladas que eu levei em todas as partes do corpo. Nem doeram mesmo...
Das minhas trapalhadas é fácil contar. Começa com coisas inocentes como esquecer o diário de classe, o giz ou algum material na sala dos professores... Depois, passei pelo estágio de confundir os nomes dos alunos, nada mais natural e perdoável. Teve uma vez que rasguei minha calça na grade do pátio, justo quando eu daria aula o dia todo... No final do 1° semestre, lá estava dando aula na sala de informática, fui me aproximar para indicar o que fazer com o mouse e os alunos descobriram que eu tinha uma entrada de ar na camiseta, localizada próxima à axila. Isso que dá ir trabalhar com roupa surrada... Ah, sim, no quesito vestuário eu tive outras como os tênis furados e rasgados que meus alunos não aceitavam:
- Professor, seu tênis está rasgado!
- Eu sei, é assim mesmo, qual o problema?
- Se chover, seu pé vai ficar molhado. E tá feio assim!


Sem falar nas estripulias que eu precisava demonstrar e estava exposto a quedas súbitas de coisas dos bolsos, elásticos de cuecas aparecendo, tropeções em pés de alunos, boladas em alunos, encontrões e as frequentes más execuções de atividades que, mesmo com ensaios milimetricamente calculados, eu nunca acertava e sempre dava a desculpa de que era só para demonstrar como fazer. Que droga, eu sempre quero acertar!!!!

Ahh, o ano foi bom demais... Não vou falar de estresses, preocupações, correrias e broncas. Vou lembrar com saudade de mais um ano em que aprendi mais sobre ser professor.

5 comentários:

  1. Esse é o Guilherme que eu conheço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fala Freitas! Feliz ano novo! Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala Freitas! Feliz ano novo! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Fritas (acho que sou o único que ainda te chama assim)!
    Cara, parabéns pelo blog, pq eu nunca tinha conseguido ler uma postagem completa em qualquer blog, sempre perdia a paciência na metade, mas olha, li essa postagem e me diverti, vc parece mesmo levar jeito pra coisa ^^
    Abraços o/

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...