segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coluna SPNET: O que faz o camisa 20?

Texto publicado no site SPNET: http://www.saopaulofc.com.br/colunas/20100531/o+que+faz+o+camisa+20.jhtml

O QUE FAZ O CAMISA 20?
Notas sobre a presença de Richarlyson no elenco tricolor.

Poucos se atreveriam a cruzar essa estrada tortuosa de conviver ao mesmo tempo com a contestação de possuir capacidade suficiente para atuar pelo Mais Querido e ter de se justificar a cada dia por especulações sobre sua opção sexual. Richarlyson o faz. Tal fato não o torna melhor ou pior que ninguém, nem mesmo tem importância para quem é torcedor.

Prefiro reservar este espaço para tentar descobrir porque já passaram tantos jogadores pelo São Paulo desde 2005 e ele, tão contestado, permanece. Afinal, o que ele faz de diferente e especial para merecer ser titular com todos os técnicos que passaram pelo nosso tricolor do Morumbi?

Contratado junto ao Santo André em 2005, após ser destaque no Paulistão daquele ano, foi peça de reposição importante no elenco que conquistou o primeiro da série de três títulos consecutivos do Brasileirão (2006, 2007, 2008). Em 2007, apresentou um bom futebol na dupla de volantes que formou ao lado de Hernanes, culminando com sua escolha para a seleção do Brasileirão daquele mesmo ano. As boas atuações também foram aprovadas por Dunga e Richarlyson foi convocado para a seleção brasileira no início de 2008, participando de amistoso contra a Irlanda.

O curioso ao analisar sua atuação dentro de campo é a versatilidade e o compromisso com que este jogador assume a função na qual é escalado. É muito pouco provável que outros jogadores de meio campo aceitassem ser recuados para jogar na lateral ou como zagueiros sem ficarem insatisfeitos. Richarlyson simplesmente desempenha seu papel.

No entanto, a constante adaptação na lateral esquerda e a crise de criatividade pela qual passou o meio campo do São Paulo entre 2008 e 2009, exigiu de Richarlyson algo que ele demonstrou não possuir: qualidade no passe e inteligência ofensiva. Lançamentos defeituosos, passes bisonhos, dribles desnecessários e outras presepadas incitaram a ira de alguns tricolores contra o jogador. Tais críticas se somaram a fatores extra-campo e instalaram um clima de impaciência e ódio por parte de algumas facções de torcedores sãopaulinos.

Entre altos e baixos, críticas e elogios, Richarlyson permaneceu. Eu, como profissional da área esportiva, acredito que seja possível entender a preferência dos técnicos pelo jogador. O camisa 20 possui uma vocação defensiva invejável e rara disposição física. Quando atua dentro desta exigência tática, seu desempenho merece notas e elogios, pois desarma bastante e impede o avanço do adversário em direção ao gol. Só não funcionam as tentativas de improvisação na lateral e como segundo volante que auxilia na construção de jogadas, onde ele precisa acumular a função de ataque e suas deficiências ofensivas ficam evidentes,. O papel tático de Richarlyson jamais deve estar além do setor defensivo, onde está longe de comprometer na maioria das suas participações.

Na maioria porque não é difícil que ele extrapole os limites da vontade e disposição com entradas de muito vigor e violência. Se os técnicos conseguirem incutir nele uma marcação limpa que combine sua excelente preparação física com posicionamento eficaz, não serei capaz de exigir sua saída da equipe novamente. Nenhum outro atleta pode ocupar essa função no atual elenco tricolor. Se desejamos liberar Hernanes, Marlos, Cicinho e Junior César para ajudarem nas jogadas de ataque, precisamos de um jogador que seja capaz de se doar plenamente na cobertura e marcação. Hoje, este alguém é Richarlyson. Deixem o homem trabalhar!

Por Guilherme Freitas

Guilherme Freitas, 23 anos, professor de Educação Física, natural de Campinas-SP e sãopaulino desde sempre, mesmo sem saber!

3 comentários:

  1. Guilherme,

    Indiquei seu blog a um selo. Blogs de qualidade merecem prêmios com frequência. Confira.

    http://blog-do-faibis.blogspot.com/

    Abraços.

    Fabiano

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela indicação, Fabiano! Grande abraço!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...