Já é o terceiro ano passando por esses processos e tenho buscado melhorar sempre o método avaliativo que desenvolvi. Considero a disciplina Educação Física um espaço privilegiado em que oportunizamos aos alunos possibilidades de serem eles mesmos em diversas dimensões da vida. A avaliação do aluno não poderia deixar de lado este caráter diferenciado.
Como o sistema permite conceitos de 0 a 10, distribuí os 10 pontos entre quatro critérios: PARTICIPAÇÃO, ATIVIDADES, OBJETIVOS GERAIS e OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
Participação (4 pontos): O interesse e envolvimento do aluno durante a atividade, considerando o caráter motor da maioria das aulas e a relação positiva do aluno com a necessidade humana de se movimentar.
Atividades (2 pontos): O estudo que busca transcender a discussão dos temas realizada durante a aula e traz dados da realidade vivida pelo aluno relacionados às experiências vivenciadas em aula. Constitui-se da realização de entrevistas, pesquisas de campo, composições de trabalho e outras atividades.
Objetivos Gerais (2 pontos): Marcador da conduta humana do aluno durante as aulas, considera sua relação com o colega, com o material utilizado, com a atividade, com a aula, com o professor e com todas as varáveis que envolvem o processo de estudo do movimento proposto em cada dia.
Objetivos Específicos (2 pontos): Este último critério tem como finalidade atender a uma necessidade objetiva de alcançar determinado nível de conhecimento e experiência nos assuntos tratados em aula. A pontuação corresponde à (evolução da) compreensão dos temas bimestrais pelo aluno, avaliada por diferentes métodos ao longo do tempo.
Ainda não cheguei a algo final, pois existem falhas e momentos em que acabo deixando a correria prejudicar a relação do ser humano com o movimento visto e realizado. Mesmo assim, esse método tem sido justo com a maioria das turmas e alunos e espero continuar melhorando-o com o passar dos anos. Neste primeiro semestre, optei por não aplicar as questões discursivas sobre os conteúdos e verifiquei que ficou meio vaga a orientação do último critério, baseado apenas as provas diagnósticas aplicadas nos bimestres (sujeitas a erros de gabarito, erros de digitação, ausência do aluno etc.). Vou voltar a utilizá-las e comparar os resultados.
Aberto a sugestões. Grande abraço a todos!
Achei a distribuição de notas bem coerente e justa. Avaliar um aluno é uma missão difícil, muito subjetiva. Ainda bem que você tem mente aberta e tenta observar um aluno como um todo.
ResponderExcluir