quarta-feira, 28 de julho de 2010

Falemos de ginástica

O retorno do recesso acontece em sala de aula nessa sexta-feira, porque na quinta não trabalho.

Volto ao ambiente escolar para continuar o trabalho junto às quintas séries e sextas séries A, B, C e D do La Fortezza (parênteses: por que usamos artigos masculinos para nos referirmos ÀS ESCOLAS? Mais uma da cultura escolar...). O terceiro bimestre tem uma característica bem interessante nesses primeiros anos do fundamental II: o estudo da ginástica em suas diferentes manifestações.

Alguns alunos acham bobeira, alguns acham chatice e uma minoria sente interesse. Espero causar algumas mudanças nesse comportamento, porque eu já fui assim também. Fui assim até estudar e compreender que a ginástica nada mais é do que uma forma de expressar pelo movimento aquilo que sentimos, queremos e podemos. Não há limites na ginástica: tudo é possível no espaço, no tempo, no ritmo, nos aparelhos, nos exercícios, no tema.

Tudo vira uma grande brincadeira. Aliás, queria que a aula sempre fosse encarada como uma brincadeira "séria", como todo jogo deve ser. Mas já começa errado quando eles não me levam a sério... Sigo aberto ao que vem por aí! Tomei minha injeção de motivação semestral com essa semaninhas de pausa.

As intenções dos trabalhos:
5ª série - aplicar os conceitos da Ginástica Artística relacionados às brincadeiras e construindo uma revista informativa com registros das aulas e pesquisas sobre a modalidade.

6ª série - rever os conceitos da Ginástica Artística, conhecer a estruturação e aparelhos da Ginástica Rítmica (bem como possíveis adaptação de material) e vivenciar diferentes possibilidades na Ginástica Geral. Valendo-se de todas as vivências realizadas, construir uma apresentação de GG em grupos.

Será que vai dar certo? Aceito sugestões e comentários, aliás, são sempre muito bem vindos. Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Guilherme,
    Mais uma vez passo aqui para parabenizar o conteúdo do post.
    São professores como você que faz sentir orgulho da profissão. Sei o quanto é difícil mudar a concepção da Ed. Física Escolar. O prof. rola bola já não cabe mais nesse ambiente de trabalho.
    Brilhante a postagem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Fabiano! O plano das ideias eu nunca vou deixar ser prejudicado pela falta de apoio e estrutura. Tudo se dá um jeito, só não vira quando eles não querem nada. A menor faísca tem sempre muito valor! Abraços!

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...