No retorno das aulas após o recesso, grande parte dos alunos torceu o nariz ao saber que estudaríamos Ginástica. Iniciei os trabalhos com algo mais teórico e reflexivo... pedi que fizessem uma entrevista com adultos e puderam descobrir do que se trata, pois usei as respostas encontradas juntamente com a exposição de vídeos de modalidades ginásticas e uma explicação sobre histórico e formato da Ginástica Artística (modalidade a ser melhor estudada na quinta série).
Curioso observar a mudança: constataram na prática que o conteúdo, apesar de incomum, tem a ver com todo tipo de brincadeira e jogo que eles alguma vez na vida já tentaram. Durante a aula em que exercitamos situações de equilíbrio, adoraram subir na mureta da quadra e tentar manter-se sem cair. Foram até mais longe, escalando a grade! Ah, se meu diretor visse, eu iria ser chamado na salinha para uma conversa... Mas nada que estivesse pedagogicamente fora do contexto!
Hoje, mais uma aula, agora sobre giros e rotações. Traduzindo para os alunos: cambalhotas para frente e para trás, estrelinhas, giros ao redor do corpo. O simples uso da rampa do estacionamento da escola para auxiliar nos trabalhos e pronto! Até os menos participativos quiseram tentar uma vez para sair rolando colchonetes abaixo... Fico devendo as fotos, maldita falta de memória para levar a câmera! Mas vou ilustrar o post com uma imagem que o Google me ajudar a encontrar.
Recomendo a todos que queiram aproximar os alunos do conhecimento que encontrem a relação entre aquilo que querem mostar e o que eles já fazem. Aguardo ansioso pelos registros e pelas páginas 2 e 3 da nossa revista de G.A.
Abraços a todos! Obrigado pelas visitas! E votem no banner aqui do lado para que o LUDocência consiga um lugar ao sol!
Curioso observar a mudança: constataram na prática que o conteúdo, apesar de incomum, tem a ver com todo tipo de brincadeira e jogo que eles alguma vez na vida já tentaram. Durante a aula em que exercitamos situações de equilíbrio, adoraram subir na mureta da quadra e tentar manter-se sem cair. Foram até mais longe, escalando a grade! Ah, se meu diretor visse, eu iria ser chamado na salinha para uma conversa... Mas nada que estivesse pedagogicamente fora do contexto!
Hoje, mais uma aula, agora sobre giros e rotações. Traduzindo para os alunos: cambalhotas para frente e para trás, estrelinhas, giros ao redor do corpo. O simples uso da rampa do estacionamento da escola para auxiliar nos trabalhos e pronto! Até os menos participativos quiseram tentar uma vez para sair rolando colchonetes abaixo... Fico devendo as fotos, maldita falta de memória para levar a câmera! Mas vou ilustrar o post com uma imagem que o Google me ajudar a encontrar.
Recomendo a todos que queiram aproximar os alunos do conhecimento que encontrem a relação entre aquilo que querem mostar e o que eles já fazem. Aguardo ansioso pelos registros e pelas páginas 2 e 3 da nossa revista de G.A.
Abraços a todos! Obrigado pelas visitas! E votem no banner aqui do lado para que o LUDocência consiga um lugar ao sol!
Com certeza esse aprendizado é importante para o desenvolvimento das crianças. Elas devem aprender a abrir a mente para coisas que não são do cotidiano. Nada de pré-conceito, não é mesmo?
ResponderExcluirSou Lauriete Rodrigues de Almeida, nascida no dia 23 de fevereiro de 1970 em Vitória-ES, filha de Joaquim de Jesus Pinto e Laurinete Amélia Rodrigues Pinto e tem dois irmãos, Levi e Áquila. Sou casada com Reginaldo Almeida e temos uma filha chamada Julia Acsa. Eu e meu esposo, que é evangelista, somos membros da Assembléia de Deus em Ibes, Vila Velha-ES.
ResponderExcluirAmanda, para mim essa é (deveria!) ser a principal função da escola: mostrar para a criança o mundo que a cerca além do que ele consegue enxergar no seu cotidiano.
ResponderExcluirLauriete, obrigado pela visita e volte sempre!
ResponderExcluirOi, Guilherme. Em janeiro coloque em seu roteiro de férias o RN , mais precisamente a Praia de Muriú/RN. A hospedagem e alimentação não tem problema, ficarão por nossa conta. Fico muito feliz ao ler suas postagens. Pena que muitas vezes você não faz registros com fotos de suas experiências em sala de aula. Suas postagens é a certeza de que é possível aliar teoria e prática em Educação Física. Um abraço amigo. O convite foi feito. Tchau.
ResponderExcluirPedro, pode apostar que aceitarei o convite muito em breve!!! Ainda me falta amadurecer esse hábito de fazer e mostrar, tão rico no sentido de relembrar e expor o que se faz. Obrigado pelo apoio, mais uma vez, um grande abraço!
ResponderExcluirOlá Guilherme.
ResponderExcluirParabéns pelo blog e principalmente pelo belissimo trabalho com as crianças,últimamente as crianças deixaram de lado as brincadeiras sadias para ficarem grudadas no micro horas a fio!!!
O blog Teia terá orgulho de ajudar a divulgar seu trabalho se você assim desejar!
Aguardo seu retorno
Até mais.
Blog Teia, obrigado pelo apoio. deixei um comentário em seu site e aguardo a divulgação! Abraços
ResponderExcluirEstou dando uma volta pela blogsfera, conhecendo novos espaços,para interagir, conhecer novas pessoas e fazer também novas amizades e, foi assim que cheguei até aqui.
ResponderExcluirfica aqui o convite para conhecer o meu espaço, serás bem vindo.
beijooo.
Olá Guilherme.
ResponderExcluirSeu post foi publicado na Teia.
Quando tiver atualizações me dá um toque que eu publico de novo .
Até mais.
Oi Guilherme. Dou sempre uma passada por aqui. Seu blog é muito bonito e eficiente. Contribui muito, para mim e outros professores.
ResponderExcluirProfessor, sua aprovação sempre é uma alegria! Espero sempre continuar recebendo suas visitas e contribuindo para uma Ed. Física melhor! Grande abraço e obrigado!
ResponderExcluir