sábado, 14 de agosto de 2010

Podia terminar só nisso...

Como a maioria deve pensar, eu realmente tenho o esporte como principal ferramenta de trabalho. Cabe lembrar quantas coisas bacanas acontecem no esporte: superação de limites, obstinação, compromisso, cooperação, respeito, desenvolvimento motor, saúde, lazer, satisfação...

Além de ser um promotor deste tipo de atividade em geral, também sou um entusiasta da prática. Esse gosto só veio depois de me empurrarem para uma posição em que eu não comprometia tanto com minha falta de jeito (isso foi melhorando com o tempo...). Tive muitas alegrias através do esporte, alguns sucessos, coisas das quais me orgulho. Uma pena que tenha de lembrar do "lado negro" de algo que me ajudou e ajuda tanto.

O esporte competitivo, de cobranças, desempenho, treinamento árduo, o ser humano levado ao limite completo de suas forças, a pressão pelo dinheiro investido e o abandono da ética para alcançar o objetivo (Leia post anterior O que dizer de conduta social?).

Quando vejo as crianças jogando qualquer coisa que seja, no prazer de participar e estar junto, em conseguir um feito que antes era inimaginável, penso profundamente que o esporte podia ser assim, só na base de jogar, mudar os times, trocas, experiências variadas. Uma pena que as coisas tenham tomado um rumo como esse...

Se não dá pra mudar o que já domina, pelo menos podemos inserir em cada participante a capacidade de enxergar além da necessidade de vitória e derrota. O prazer em jogar significaria mais pela situação e não pelo resultado.

3 comentários:

  1. Infelizmente a lei do melhor e mais forte prevalece em tudo... uma pena! Aproveitar o jogo e o esporte com todas as coisas bacanas que você citou é tão mais interessante, mas muitos acabam perdendo esse processo.

    ResponderExcluir
  2. E minhas duas horas diárias na escola são pouco para transformar essa lógica de aproveitamento total em que toda atividade deve ter um objetivo claro de obtenção de vantagem... Por que não fazer por fazer? Quando muito, fazer pela satisfação pessoal? Eu mesmo venho escrevendo aqui mesmo sem os 639.206 comentários que gostaria de receber, hahaha

    ResponderExcluir
  3. Ainda que houvesse um total aproveitamento do esporte oferecido nas escolas, mesmo assim seria pouco para o desenvolvimento do jovem educando. Assim se a motivação fosse de forma competitiva e a participação fosse de prazer e satisfação, muitos ganhos a nivel de saúde, sociabilidade e qualidade de vida seriam agregados à vida e à humanidade.

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...