sábado, 8 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 - parte I



Sei que deixei o blog ocioso por algum tempo, mas foi algo necessário para me adaptar a uma nova rotina de horários e espaços.


Aproveito esse início de ano para rever as práticas em 2010 e projetar 2011, como venho sempre avaliando desde 2008 (veja as retrospectivas de 2008 e 2009)!

O ano como professor da rede estadual: No ano que se encerrou, comecei removido para a EE Profª. Maria Antonietta Garnero La Fortezza, após a municipalização da minha escola (uma pena...), unidade em que já tinha trabalhado com uma sexta série na composição da jornada. Assim, agora efetivo da casa, optei pelas turmas da manhã e liberei o período da tarde para assumir um cargo na Prefeitura de Sumaré como Professor Social, mas ainda chegarei lá...

Com um bom acervo de materiais e ótimos espaços para trabalhar, diria que foi um ano produtivo de ideias bem sucedidas e algumas decepções, já que estas acompanham nosso processo de frustração contínuo, efeito colateral do trabalho com pessoas. Tive a oportunidade de trabalhar com todas as quintas séries com a intenção de despertar a vontade de aprender mais e tornar nossas aulas como momentos de conhecimento sobre Educação Física.

Tristemente, a indisciplina e a violência latente prejudicaram muito diversas propostas ao longo do ano. Mesmo assim, foi marcante o trabalho com Ginástica Artística, em que os alunos produziram registros bem interessantes das atividades realizadas e acredito que compreenderam bem a relação entre a modalidade e movimentos que nos acostumamos a fazer por brincadeira.

Com as sextas séries, as quatro que estiveram sob minha (Lu)docência, foram tantos momentos distintos que fica difícil definir um conceito que resuma o ano letivo. Aprofundei as temáticas de acordo com as possibilidades, pois o trabalho foi sempre limitado pela constante falta de professores e os pedidos de "subir aula". Sinceramente, neguei quando a sala não colaborava e aceitei quando me era interessante, principalmente no fim do ano, quando precisava sair antes e pegar ônibus para São Paulo. Vale registrar que uma das sextas séries sempre se mostrou interessada e participativa, mesmo com as últimas aulas do dia. Pretendo retornar com este grupo em 2011, se for possível.

Assumi faltas de outubro em diante para conciliar o trabalho no SESC. Poderia ter arranjado uma licença "picareta", mas não o fiz, pois a ética pauta minha conduta desde sempre. Continuei com aulas nas segundas e terças-feiras, faltando nas quartas e sextas-feiras. Para o ano que começa, reduzi a carga pela metade e ainda pondero se será interessante tentar a remoção para São Paulo.

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...