quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 - parte II

O ano como professor social: Do bom desempenho em um processo seletivo, fui selecionado para assumir o cargo de Professor Social II - Educação Física junto à Prefeitura de Sumaré. Confesso que não fazia ideia das funções que desempenharia até realmente estar trabalhando.

E não foi difícil entender a natureza do cargo e o caráter essencialmente social atribuído a qualquer profissional envolvido com as atividades do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). As crianças que frequentam o programa estão expostas diariamente a uma realidade que não condiz com o tempo da infância, onde fala-se sobre algumas coisas antes da hora, fala-se muito de assuntos que deveriam passar bem longe delas e fala-se pouco do que realmente interessa: o desenvolvimento sadio destes pequenos seres.

Das dificuldades sociais, financeiras, cognitivas e fisiológicas, vem o amadurecimento de conceitos e vontades de transformação. Com uma rotina recheada de violência e desrregramento, fui aos poucos mostrando que é possível gostar sem agradar sempre, assim como nem sempre as contrariedades precisam terminar em conflito. O estranhamento inicial da criança desacostumada de carinho e atenção criou vínculos e hoje sinto falta de vê-los e poder passar tardes inteiras nas trocas de turmas, mesmo quando davam muito trabalho.

Lá, fiz amigos e pude vivenciar, mesmo por poucos meses, a esfera municipal do serviço público. Uma pena tal iniciativa ocorrer de maneira tão precária, sem uma sede própria, materiais mínimos e profissionais adequadamente qualificados. Das várias aulas no campo (que era mais um terreno limpo), embaixo de sol e calor, das caminhadas até a praça esportiva, dos passeios em ônibus lotados, fica a saudade. As crianças precisam de nós lá e, se não ambicionasse desde sempre o SESC, lá ainda estaria, em detrimento da escola.

Mas ficou o meu "até logo" de quem pretende vê-los de vez em quando...


Vem aí as partes III e IV da minha retrospectiva. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...