sábado, 29 de janeiro de 2011

Como deve ser um bate bola recreativo?


Faz parte das atividades oferecidas pelas unidades do SESC os horários de recreação esportiva. Cada modalidade possui um horário específico e os matriculados que desejarem jogar devem aparecer para que as equipes sejam formadas. As modalidades variam, mas estão sempre presentes o futebol, o vôlei e o basquete. Até aqui, tudo muito simples, basta saber os horários, levantar do sofá e ir feliz para jogar seu esporte favorito nas quadras do SESC mais próximo!

O problema é como organizar essas inúmeras partidas entre os interessados. É natural que o cara, vivendo em um mundo onde os melhores progridem e assistindo esporte de competição na TV durante a semana toda, chegue com a intenção de jogar para vencer, pensando que assim jogará mais, por jogar melhor e ser superior ao adversário.

Já para o SESC "... a atividade física tem outra característica importante: favorecer a sociabilidade, ensinando o trabalho em equipe e facilitando o relacionamento das pessoas na busca de objetivos comuns." (fonte: Site do SESC SP). Aqui surge um confronto de valores interessante: enquanto o matriculado chega com a intenção de jogar para ganhar e jogar mais, o responsável pelo espaço deve manter um ambiente no qual as oportunidades sejam iguais e se valorize o jogo pelo jogo.

Já observei fórmulas que deram certo, como a recreação de handebol, na qual uma equipe permanece em quadra por dois jogos de dez minutos e cede a vez para os próximos jogadores. Sem contagem de placar, sem brigas ou discussões de regras. Vale o espírito de competir dentro do jogo e apenas por ele. Por outro lado, existe a fórmula atual da recreação de vôlei, na qual a equipe pode permanecer em quadra por até quatro jogos, desde que saia vitoriosa em todos. Se pensarmos em um período de recreação de um hora e meia (90 minutos) e estipularmos a duração de um set de 15 pontos em aproximadamente 12 minutos, significa que uma equipe só utilizou-se do espaço por 48 minutos ininterruptos!! É mais da metade do tempo disponível!!

O que é justo? O que é correto? O que deve ser levado em conta? Sou a favor da ideia dos jogos, onde se joga contra dois adversários e espera pela próxima oportunidade. Sou a favor também da utilização da listagem de nomes, pela qual não acontece de times formados previamente entre conhecidos - "panelas" - permanecerem juntos o tempo todo.

Como já abordei em post anterior (veja Podia terminar só nisso...), seria muito mais fácil se todos entendessem o prazer em jogar pelo jogo, em esforçar-se pelo objetivo sem a intenção de superar ou mostrar-se melhor. Vale o envolvimento em cada ação para obter satisfação plena. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...