sábado, 17 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 - parte I

O fim do ano está aqui e já podemos ir recolhendo as cadeiras, limpando as mesas, 2012 está na porta e é melhor que encontre tudo arrumado. Como fiz nos outros anos, vou retomar o ano profissional e relembrar fatos importantes, avaliações e juízos. Em 2011, vou incluir comentários a respeito deste blog, que cresceu muito e tomou forma.

Retrospectiva 2011

- Na escola: Talvez tenha sido realmente o ano em que percebi maior maturidade na minha didática em Educação Física Escolar. Dentre muitos fatores, acredito que o número reduzido de turmas e o fato de já conhecer os alunos (na recíproca deles também me conhecerem como professor) foram os principais condutores de um ano especial.

No entanto, sempre fica algo que a gente pode mudar ou reformular. A falta de tempo livre para dedicar mais cuidado às avaliações trouxe dificuldades em atribuir conceitos, não saiu como eu queria. Mas não dá pra assumir a bronca sozinho, os bimestres cheios de feriados e pontos facultativos prejudicaram também, sem falar nas pressões administrativas para entregas de notas e documentos em prazos curtíssimos. O bimestre que iria até 16 de dezembro precisar encerrar notas em 26 de novembro elimina 20 dias, dos quais eu imaginava ter, pelo menos, mais sete com alunos em sala. A burrice de ter 200 dias em calendário não promove nada de benéfico aos alunos, somente professores de saco cheio querendo ir na escola assinar o ponto e irem embora.

Para o próximo ano, algumas leituras que realizei, a participação no Seminário da USP e ideias que tive ao longo das aulas me inquietaram no sentido de mudar os processos. Ando criando algumas possibilidades que permitam ao aluno assumir um maior protagonismo, pois foi ponto geral o distanciamento entre eles e a Educação Física, mesmo com sequências didáticas abrangentes. Trarei as novidades em breve!

No mais, também foi um ano de perdas consideráveis na qualidade do meu acervo material de trabalho. Com mais 3 colegas de Educação Física na escola, fica tudo desorganizado, ninguém cuida direito do que usa e acabamos o ano com bolas furadas pra todo lado, materiais quebrados, o depósito de pernas pro ar. Como era bom no Leite do Canto, era só eu para cuidar de tudo e zelava com carinho!!

2012 ainda é uma incógnita, me inscrevi para uma jornada de vinte aulas, mas estou na dependência de mudanças no SESC. Caso continue aqui em São Paulo, retorno para 10 aulas e vou selecionar as turmas de trabalho. Espero reencontrar alunos meus e também oferecer um ponto de partida a quem estiver de chegada na nossa escola.

Semana que vem, o ano no SESC e considerações a respeito do LUDocência. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...