sábado, 10 de dezembro de 2011

Sacando o Voleibol VIII


Ontem dediquei minha manhã ao trabalho da pós e acabei viajando para Campinas à noite, então os finalmentes da série chegam neste sábado cinza.

Avaliar em Educação Física sempre é complicado: o simplismo pode levar em conta somente a observação e participação e o exagero conteudista acaba deixando os alunos distantes do que fazem na prática. Para ler mais sobre avaliação, leia a postagem Avaliando desse jeito.

Aqui, vamos tentar uma proposta simples de avaliação. Fundamental exigir que o aluno deposite maior atenção ao jogo possível alcançado através das aulas, além de permitir que ele expresse sentimentos, ideias e reflexões sobre todas as tarefas cumpridas.

Produção Avaliativa - Vôlei

1 - Comparado ao futebol e o basquete, por exemplo, o vôlei tem movimentos diferenciados. Explique qual o movimento básico presente no jogo de vôlei e que dificuldades ele apresenta.

2 - Imagine que você encontrou alguém que não conhece nada a respeito do vôlei e quer saber sobre as aulas e o esporte. Quais informações você daria a esta pessoa para que ele conseguisse entender o que é o vôlei?

3 - Explique brevemente o que é o rodízio, qual o motivo dele acontecer durante o jogo de vôlei e quais os benefícios para a equipe.

4 - Descreva sua trajetória ao longo das aulas sobre vôlei, contando o que já conhecia sobre esse esporte, o que aprendeu, o que foi fácil, o que foi difícil e outros comentários a respeito que você gostaria de registrar.

Algo bem interessante para contribuir neste momento seria exibir uma filmagem daquela partida inicial, na primeira aula da série, seguida do último jogo realizado pela turma. A observação seria rica e motivadora no sentido deles mesmos perceberem a evolução alcançada com a participação.

Para mais informações, recomendo!

Just Volleyball - Site administrado pelo professor Jorge Barros de Araújo (Jorjão), ríquissimo em informações e exercícios detalhados a respeito do vôlei (quadra e areia).

Aqui mais um ponto final! Foi bem gratificante escrever a respeito do vôlei, devo muito do que aprendi às turmas de vôlei do SESC. Ao longo do ano, cada aula nas turmas de Aperfeiçoamento e Iniciação Adulto foi um laboratório importante e um aprendizado mútuo. Obrigado aos alunos pela paciência e participação!

Até a próxima, abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...