segunda-feira, 11 de março de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação II

Ando relapso, não me adaptei a escrever e acabo acumulando obrigações para as manhãs de sexta-feira, tradicionalmente usadas para postar novidades aqui.

Antes tarde do que nunca.

Insisto que antes de buscar um estudo mais específico, é necessário que os alunos tenham dialogado com o tema Ritmo previamente. Movimentar-se na cadência da música, utilizar diversos formas de expressar o que se ouve e produzir sons ritmados são dinâmicas enriquecedoras e tem muito a contribuir para um melhor aproveitamento das discussões e atividades aqui relatadas.

MANIFESTAÇÕES DE RITMO NACIONAIS

Aula 1 - Daqui ou de fora?

Uma conversa inicial sobre ritmo e dança cabe bem no início do estudo. Pode ser que alguns tenham tudo na ponta da língua, outros não foram tão longe e alguns ficaram pelo meio do caminho. Assim, recorde estudos anteriores, atividades realizadas e construa uma linha de raciocínio que inclua o novo assunto. Quando atribuem significado ao que se faz em aula e encontram desdobramentos, os alunos se envolvem mais.

Peça exemplos de ritmos conhecidos por eles, ritmos que gostam, ritmos que os pais gostam, ritmos que tocam nas rádios, danças que eles já viram ou ouviram falar... Esses exemplos são reveladores do ponto de partida!

Logo estarão preparados para entender que dança e música estão presentes na humanidade desde os primórdios da civilização, ligados à festa, comemoração e expressão de sentimentos. Cada região do mundo possui ritmos, danças e músicas caracterizadas pelo povo que a cultiva, pelo ponto geográfico em que ocorre pelas influências sofridas ao longo do tempo, principalmente em países colonizados, como é o caso do Brasil.

Apresente as influências de ritmo que incidiram em nosso país desde os primeiros habitantes, os índios, passando pelos colonizadores europeus (mais tarde, representados pelos imigrantes), os africanos escravizados e a proximidade com outros povos da América Latina. Discuta também a respeito de cada região do país e as músicas e festas que apresenta: que relações a ocupação desses povos tão diferentes guarda com os ritmos ainda hoje conhecidos?

Aula 2 - Audição e Identificação

Prepare um CD ou sequência de músicas usadas em manifestações de ritmo nacionais. Dois exemplos de cada ritmo/música são suficientes e essa coletânea ainda pode ser usada para a prática orientada das próximas aulas. Sugestão de organização:

2 faixas de forró (universitário e tradicional)
2 faixas de samba (1 de pagode pode servir para discutir a modernização)
2 faixas de axé music (atenção às letras, sempre ouça antes!)
2 faixas de sertanejo (universitário e tradicional)
2 faixas de funk ("das antigas" e outro mais atual)
2 faixas de frevo
1 faixa de carimbó
1 faixa de chula

Chula, típica do Rio Grande do Sul. Fonte: http://bobeoudancou.wordpress.com/2012/05/05

1 faixa de quadrilha junina
1 faixa de catira/cateretê
1 faixa de folia-de-reis
1 faixa de bumba-meu-boi

Não vou discorrer a respeito de cada manifestação, há muita informação disponível na internet, basta procurar! Costumo apresentá-los através de um jogo no qual desenho o mapa do Brasil na lousa e pergunto aos alunos a qual região pertence cada música ouvida, pontuando os grupos pelos acertos geográficos e oferecendo um bônus se acertarem também o nome da manifestação. Em caso de erro, a chance do palpite é do próximo grupo.

Se possível, utilize um projetor ou monitor para mostrar imagens de cada manifestação, visto que algumas não são tão difundidas na mídia e para oferecer mais informações sobre instrumentos musicais presentes, vestuário, participação dos gêneros, dentre outras coisas.
Difícil ouvir alguns ritmos e continuar parado... Fonte: http://timjcoyle.wix.com/art

Se estiver num ambiente bacana, vale deixar que os alunos comecem a dançar como quiserem... Sempre tenho trabalho com isso na audição e poucos participam na prática, ainda estou buscando alternativas. Na próxima aula, um pouco dos movimentos para que eles conheçam e também possam criar sua própria forma de se manifestar através do ritmo.

Obrigado pelas assinaturas no feed, aposto que já estão recebendo tudo no e-mail. Continuem visitando e apoiando o blog! Abraços a todos, boa semana e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...