sexta-feira, 15 de março de 2013

Manifestações de ritmo nacionais - Sem sair da marcação III

Saudações, leitor! As conversas sobre manifestações de ritmo brasileiros continuam, hoje teremos um pouco mais de prática. Antes, algumas considerações sobre a postagem anterior.

Num universo rico em opções como é a cultura rítmica brasileira, dificilmente tudo pode ser abordado durante as aulas de Educação Física. Assim, precisei optar por manifestações mais significativas no espaço e momento em que atuo. Poderia acrescentar diversas outras danças, outros ritmos e outros folguedos relevantes como maracatu, siriri e xaxado, sem qualquer prejuízo. No entanto, pensando na sequência didática adaptada ao número de aulas disponível/definido, optei por trabalhar deste modo. Considere sempre aquilo que cabe mais em sua realidade...

Agora, aquilo que realmente interessa! O importante aqui é reforçar que dançar nada mais é que movimentar-se no ritmo da música. Incluindo certos passos característicos, tudo se torna uma experiência agradável e informativa. Nada é mais valioso que o conhecimento aliado ao saber fazer.

Aula 3 e 4 - Prática de ritmos brasileiros

No básico, a marcação do ritmo com passos (um passo para a direita, volta ao centro, um passo à esquerda, volta ao centro, repete!). Daí, acrescentamos um passo para cada lado, movimentações para frente e para trás, giros no tempo da música. A gestualidade pode ser liberada com braços para acompanhar! Vou listar algumas opções de passos característicos no forró e no frevo, ilustrados por vídeos. na próxima postagem eu continuo com outro ritmos.

Luís Gonzaga, grande músico e promotor da cultura rítmica nordestina
Fonte: http://viniciosroddrigues.blogspot.com.br/2012/08/caricatura-luiz-gonzaga.html

Forró: individualmente ou aos pares, executar o dois pra lá-dois pra cá (direita-esquerda, frente-trás).


Algumas variações podem ser incluídas!



O frevo tem ocorrência no estado de Pernambuco, olha os guarda-chuvas e roupas coloridas!
Fonte: http://misturao.blogspot.com.br/2013/02/recife-e-olinda.html

Frevo: ritmo mais acelerado, o básico fica mais perto de saltos dentro da marcação. Aí existem alguns passos que deixam o desafio mais interessante!


Voltamos neste tema na próxima semana com mais alguns passos selecionados para que os alunos experimentem. Abraços a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...