sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Prezando ambientes

Estive fora por uma semana em viagem: o destino foi o Ceará. Belas praias, lindas paisagens, um clima tropical, mas suavizado pela brisa constante que preenche todo o território e é muito bem aproveitado na geração de energia elétrica (através de geradores eólicos, uns ventiladores gigantes colocados no meio das dunas de areia próximas ao litoral). De lá, trouxe boas lembranças, um tom a mais de bronzeado (diferente da nuca, braços e canelas já castigados o ano todo pelo sol na quadra) e experiência de conviver por alguns dias numa outra esfera cultural bem diversa da habitual.

A região nordeste realmente é quase outro país... Se percebe na fala, na maneira de pensar, de vestir, em tudo. E lá, como sempre acontece ao chegar em lugares desconhecidos, você é o estranho pois não fala, pensa e age como o restante. Paulista desde sempre (sem renegar a herança mineira muito apreciada!), a gente realmente estranha certos fatos e se surpreende com a maioria.

Enfim, terei o que lembrar por muito tempo.

Mas a realidade está aí. Me culpei ao retornar quando percebi que outubro já está terminando e quase não comecei o 4° bimestre em seus novos temas. Para variar, o que vejo da proposta curricular não me satisfez, inclusive nem chegaram os benditos dos cadernos desses últimos dois meses de aula. Erro ao pisar fora da linha e engrenar a segunda?

Erraria se não estivesse indo de encontro às ideias e intenções que construo junto com meus alunos. Já fizemos as opções que estavam em aberto, já identifiquei o que existe de lacunas para ligar informações e conhecimentos e retomarei o trabalho para garantir que, ao final do ano, eu tenha a satisfação de encontrar alunos que experimentaram a sensação de saber pensar e fazer diferente do que sempre fizeram.

Ahh, mas e a indiferença deles nesse processo? Que eu não desanime perante negativas nem me deixe abalar por alguns desmerecedores de ensino. Vou realizar pelos meus ALUNOS e não me desmotivarei pelos que preferem não o ser. Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Sem falar das Falésias!!!!

    Realmente o Ceará tem lindas praias no litoral, mas infelismente tem tambem os sertões, como o Rio tem os morros convivendo com Leblon e Ipanema...

    Vamos em frente que a fila anda e o tempo urge(...)

    Um forte abraço

    Paulo Freitas

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...