sábado, 18 de setembro de 2010

A G.A. em letras e cores

Estes momentos de registro são muito bacanas. Os alunos param para pensar no que fizeram, como aconteceu, o que sentiram e os resultados das atividades realizadas em aula. Normalmente, aparecem sempre gratas surpresas que nos deixam felizes que os objetivos tenham sido alcançados.

Infelizmente, existe uma cultura escolar do "fazer pro gasto" que predomina, assim tem muitos trabalhos que, num primeiro momento, sinalizam desleixo e ausência de clareza, mas uma análise mais profunda revela que estes alunos carregam na capacidade de elaboração a herança de um processo educacional falho. Por isto, usar de métodos variados para avaliar os alunos é sempre interessante para não desconsiderar outras formas de expressão (veja post "Avaliando desse jeito").

Abaixo, alguns trabalhos selecionados das minhas turmas de quinta série. As temáticas de cada aula foram representadas em formato de reportagem, combinando desenhos e textos, de acordo com a preferência de cada aluno. Para ampliar as imagens, basta clicar!

Registro da 1ª aula: Histórico da ginástica e modalidades existentes (precedida por entrevista realizada pelos alunos com um adulto sobre ginástica)

Mais um registro, agora mais focado na aula de Equilíbrios. Criei com os alunos o paralelo das atividades do circo enquanto fazíamos brincadeiras que exemplificavam exercícios da G.A.

O trabalho com as rotações foi bem simples, mas pareceu interessar muito os alunos. Uma maioria dizia não conseguir, mas ao levarmos a atividade para a rampa do estacionamento da escola, todos sentiram muita facilidade em realizar todas as propostas!

As atividades de apoios trouxeram o diferente, ao trocarmos os pés pelas mãos (sem apelar para a força da expressão, porque os alunos se viraram muito bem!). Muitos conseguiram perder o medo e a insegurança de ver o mundo invertido!

Criei uma solução mais atrativa quando falamos de suspensões. Normalmente, o trabalho com a trave de futsal/handebol seria bom, mas a corda com "argolas" nas pontas passada por cima do suporte da tabela de basquete interessou e eles participaram bastante, até os menos participativos quiseram tentar um giro!

Na próxima semana, os alunos farão um último registro contendo suas impressões a respeito do aprendizado com ginástica e o estudo estará concluído juntamente com o material que eles mesmos confeccionaram sobre Ginástica. De antemão, já dá para dizer que foi altamente produtivo este tema e só espero coisas melhores para encerrarmos o bimestre. Abraços a todos!

5 comentários:

  1. Dá orgulho ver as crianças absorvendo nem que seja um pouco do que foi passado na disciplina. Com certeza muitas delas ficaram bem interessadas no tema.

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme.
    Parabéns pela classificação no blogBooks,aliás tenho mais um parceiro que também foi classificado,é o José Gagliardi do blog JGagliardi.A Teia só tem fera!!!
    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Amanda, é o que move meu ímpeto de dar o máximo que posso, todos os dias de manhã. Ver resultados, ainda que sejam poucos, nos dá esperanças!

    ResponderExcluir
  4. Alfredo: Obrigado pelos parabéns e pelo apoio. Pode apostar que sua divulgação no TEIA também é responsável por esse sucesso. Agora é só torcer!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaríamos de convidá-lo para participar da Interdidática. Nós promovemos a formação continuada de professores e educadores com o objetivo de alcançar um ensino de qualidade.
    Nos conheça melhor através do site www.interdidatica.com.br e acesse nossas redes sociais.
    Twitter: @interdidatica
    Orkut: http://migre.me/14eZ7 e comunidade http://migre.me/Xjow
    Facebook: http://migre.me/14eZG e grupo http://migre.me/141t4
    Blog: http://www.interdidatica.com.br/blog/

    Abraços
    Equipe Interdidática

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...