segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O jogo tem idade? E a LUDocência?

Escassas e meio desorganizadas, as rotinas escolares andam desprestigiadas e, consequentemente, eu ando postando pouco. Resultado da instabilidade momentânea e natural de alguém que está se adaptando a um novo jeito de viver, um novo horário semanal e novas demandas profissionais.

Não convém reforçar que a realidade de trabalho no SESC deixa as condições do funcionalismo público no chinelo. Sinto cada vez mais a segurança de iniciar o trabalho favorecida pelo ambiente e pelas pessoas com as quais convivo. Estas, um capítulo a parte.

Quis o destino que nesta nova empreitada eu deixasse de atender ao meu principal publico-alvo durante estes 3 anos e lá vão história de trabalho: nenhuma turma infantil do SESC Vila Mariana. Sendo o principal mote da instituição a atividade física, o público adulto apresenta-se em maior número e, consequentemente, mais privilegiado. No entanto, existe uma demanda de público fortíssima que usufrui completamente do SESC: das pessoas acima de 60 anos. E não é que fiquei com uma turma dessa faixa etária? E não é que justamente com a aula de Esportes e Jogos na Terceira Idade?


Terceira idade, é o que chamam... Mas vejo senhores e senhoras (assim denominados mais pelo respeito devido a toda e qualquer pessoa do que pela idade) ativos e cheios de energia. Por vezes, até demais. Competitivos e impetuosos, abraçam as propostas e se dedicam, mas extrapolam na ânsia de vencer.

Aficcionados pelo voleibol facilitado (onde se pode agarrar a bola ao invés de rebatê-la, dê uma olhada no vídeo abaixo), reclamam se caem em equipes fracas e não toleram erros dos colegas. Caraca, é muita competitividade!!



Quero mudar isso! Quero proporcionar outros momentos de experimentação esportiva, quero torná-los conscientes do quanto é melhor JOGAR COM do que JOGAR CONTRA, sem falar na compreensão do outro como pessoa diferente. Mas é um público difícil, necessitam de uma gestão de relacionamento mais avançada do que acontece com crianças. Acho até que passam do ponto e por vezes, apresentam certas atitudes que eu não veria nas crianças...

Mas o trabalho segue. Em breve, mais novidades! Abraços a todos!

6 comentários:

  1. É isso aí Gui, bota ordem na Geração A (muito antes da X, Y, rs)

    Boa sorte no trampo e sucesso!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá querido!

    Cada vez que entro aqui no seu cantinho, me sinto feliz por ver os belíssimo trabalhos que você faz.

    O mundo precisa de pessoas como você!

    Parabéns e feliz 2011, que neste novo ano, você possa fazer mais e mais por aqueles que te esperam!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por postar um dos meus vídeos registrado voluntariamente na oficina do coordenador programa VITALidade S.B.Campo, professor Miguel Guarinon, que tem o mesmo pensamento que o seu, jogar com os outros e não contra os outros, sou testemunha do seu trabalho e incentivo às pessoas de meia e terceira idade conquistaram uma vida saudável para um futuro digno de ser vivido. Conheça também meu blog sobre regras e meu o novo time que acaba de nascer, que é sobre vôlei social. Sou moderadora deles: http://esporteterceiraidade.blogspot.com . Fique à vontade em trocar em idéias e tirar esta imagem negativa sobre a oficina apresentada, lembrando também que aprecio indicação de créditos das imagens e/ou filmes postados por mim. Obrigada, Irene da Rocha.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Irene! Obrigado pela visita, desde o ano passado estou trabalhando com a turma de Esportes para Idosos no SESC e tem sido muito gratificante oferecer oportunidades de movimento a esta faixa etária! Uma pena que em alguns casos exista resistência a outras modalidades que não o vôlei... Embora entenda que o vôlei é aquele onde ocorre maior envolvimento, é bom ter outras possibilidades e preferências.

    Estou alterando o post com os créditos no vídeo, perdoe a distração! Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  5. Compartilhando primeiro amistoso social do ABC Paulistano Vôlei Social realizado em 17 março 2012.
    http://www.youtube.com/watch?v=XwBJeBEcd-Y

    ResponderExcluir

Ficarei feliz em ler sua opinião, seu comentário ou sua reclamação a respeito do meu post! Responderei assim que for possível e aqui mesmo nos comentários. Obrigado por participar e ajudar a construir a LUDocência!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...